Rainha

Príncipe Harry rebate boatos sobre nome da filha e autorização da Rainha Elizabeth II

Apenas cinco dias após o nascimento de Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, segunda filha do príncipe Harry e Meghan Markle, os dois viram o nome da pequena envolto em uma polêmica. A imprensa britânica afirmou que os pais da bebê não teriam pedido permissão à Rainha Elizabeth II para usar Lilibet como nome, considerando que ele tem um significado importante para a monarca. A equipe do príncipe, entretanto, tratou logo de negar os rumores.

Segundo a BBC, fontes próximas à Família Real disseram que Harry e Meghan não consultaram a Rainha com antecedência sobre o nome. Lilibet é o apelido de infância de Elizabeth II. Quando era uma criança e ainda princesa, a monarca não conseguia pronunciar o próprio nome corretamente e acabava falando dessa maneira. O apelido se popularizou e começou a ser usado por membros da família para se referir carinhosamente à Elizabeth, como seu avô Rei George V, seu pai Rei George VI e, posteriormente, seu marido, príncipe Philip, falecido em abril deste ano.

Um representante do duque e da duquesa de Sussex entrou em contato com a publicação, nesta quarta-feira (9), para desmentir a acusação. “O duque falou com sua família antes do anúncio – na verdade, sua avó foi o primeiro membro da família que ele ligou. Durante essa conversa, ele dividiu sua vontade de nomear a filha como Lilibet em sua homenagem. Se ela não tivesse aceitado, eles não teriam usado o nome“, afirmou. Além de homenagear a Rainha, o nome da bebê conta ainda com tributo à inesquecível princesa Diana, mãe do ruivo.

The Duke And Duchess Of Sussex Attend The Endeavour Fund Awards
Harry e Meghan negaram boatos envolvendo nome da filha. (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

Anúncio do nascimento

Harry e Meghan anunciaram neste domingo (6), o nascimento de Lilibet. A pequena veio ao mundo na última sexta-feira (4), e o casal celebrou o momento através de um comunicado oficial: “Em 04 de junho, fomos abençoados com a chegada de nossa filha, Lili. Ela é mais do que jamais poderíamos ter imaginado, e continuamos gratos pelo amor e pelas orações que sentimos em todo o mundo. Obrigado por sua contínua gentileza e apoio durante este momento muito especial para nossa família“.

Quem também se manifestou sobre a chegada da 11ª bisneta foi a própria Rainha. Em nota oficial, divulgada pelo Palácio de Buckingham ainda no domingo, a monarca parabenizou o neto e a esposa pelo momento. “A Rainha, o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha, e o Duque e a Duquesa de Cambridge foram informados e estão muito encantados com a notícia do nascimento de uma filha para o Duque e a Duquesa de Sussex”, disse o comunicado.

Continua depois da Publicidade

Príncipe William e a esposa Kate Middleton também parabenizaram o casal através de um post no Instagram. “Estamos maravilhados com a notícia da chegada de Lilibet. Parabéns a Harry, Meghan e Archie“, escreveram, junto de uma imagem fofa do duque e duquesa de Sussex segurando a pequena.