Hugo Gloss

Rainha Elizabeth teria soltado “graças a Deus” ao saber que Meghan Markle não iria ao funeral de príncipe Philip, diz livro

Fotojet (2)

Foto: Getty

A rainha Elizabeth II teria dito “Graças a Deus que Meghan não está vindo”, ao saber que a esposa de seu neto Harry não estaria presente no funeral do príncipe Philip, que faleceu em abril do ano passado. A suposta frase polêmica da matriarca está presente no novo livro do jornalista investigativo inglês Tom Bower, que teve um trecho divulgado pelo jornal britânico The Sun nesta sexta-feira (15). 

O autor de “Revenge: Meghan, Harry and the war between the Windsors” (“Vingança: Meghan, Harry e a guerra entre os Windsors”, em tradução livre) alegou que passou um ano entrevistando pessoas próximas à família real britânica para escrever a obra, que será lançada no dia 21 de julho, na Inglaterra. O The Sun publicou trechos exclusivos das primeiras páginas do livro. 

O príncipe Philip, que era marido da rainha Elizabeth há mais de 70 anos, morreu no dia 9 de abril de 2022, aos 99 anos de idade. O seu enterro aconteceu no dia 17 de abril, na capela de São Jorge. Um mês antes do funeral, Meghan Markle e príncipe Harry concederam uma entrevista exclusiva à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que abalou a vida da realeza britânica.

Elizabeth teria “dado graças a Deus” que Meghan não foi ao funeral de príncipe Philip. (Foto: Getty)

E foi justamente no contexto desses eventos que o jornalista britânico começou a sua história. “O clima era sombrio. Diariamente, a mídia exaltava a notável vida e devoção de Philip ao país. O duque havia planejado um funeral simples na capela de São Jorge, em Windsor. A única incerteza era o relacionamento entre Harry e sua família. Como ele lidaria com seu pai e irmão?”, escreveu Bower. 

Meghan citou sua gravidez de sete meses como o motivo para não viajar”, constatou Tom. Na época do funeral, Meghan estava grávida de sua primeira filha com o duque de Sussex. E o autor continuou: “No castelo de Windsor, a rainha se preparava para enfrentar o público em um dos dias mais tristes de sua vida. Philip tinha sido sua rocha nos 70 anos anteriores”.

Uma cena marcante registrada no funeral do príncipe Philip, foi Elizabeth II sentada, completamente sozinha na igreja, em luto pelo marido. Porém, supostamente, nem mesmo diante desta situação a rainha abandonou a rixa com Markle. “Para cumprir as restrições da Covid, ela lamentaria sozinha dentro da capela. ‘Graças a Deus, Meghan não vem’, disse a monarca”, narrou o autor de “Revenge”. O jornalista afirma que essa frase foi dita aos assessores na ocasião.

O portal The Sun informou que chegou a procurar o palácio de Buckingham, na noite de ontem (14), para esclarecimentos sobre as alegações do livro, mas obteve um retorno negativo. Eita! O relacionamento da família real com o duque e com a duquesa de Sussex se agravou desde janeiro de 2020, quando o casal declinou suas funções na realeza britânica. Ainda em 2020, Harry e Meghan se mudaram para a cidade de Montecito, na Califórnia, onde vivem até hoje.

Após abandonarem suas funções na realeza, Meghan e Harry se mudaram para a Califórnia, onde vivem até hoje. (Foto: Getty)

Porém, o estopim que abalou as relações da família foi a entrevista à Oprah, em março de 2021. Na conversa, o casal revelou que teve diversos debates com a realeza, inclusive sobre a cor que o bebê deles poderia ter, e que a família teria medo da pele do primeiro filho, Archie, ser “muito escura”. A partir disso, Meghan ainda admitiu que foi oprimida pela cunhada, Kate Middleton. Harry, por sua vez, disse estar decepcionado com o pai, príncipe Charles, que não respondia suas ligações. Essas e outras revelações acabaram por dividir a família real britânica. 

Sair da versão mobile