O ator Clarence Williams III morreu na última sexta-feira (4), em decorrência de um câncer no cólon, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A confirmação foi dada nesta segunda-feira (7) à revista The Hollywood Reporter pelo representante do astro de 81 anos, Allan Mindel. Williams chegou a atuar em uma porção de séries, incluindo “Todo Mundo Odeia o Chris“.
Em uma participação na sitcom queridinha dos brasileiros, ele deu vida ao personagem Sr. Tate, o vizinho peculiar da família Rock. Clarence apareceu no episódio “Todo Mundo Odeia Basquete”, da primeira temporada. Mas, o astro também trabalhou em grandes produções para o cinema e para televisão, como, por exemplo, “Miami Vice”, “Purple Rain”, “Twin Peaks”, “Mordomo da Casa Branca” e “Star Trek”.
O ator também era uma presença marcante nos palcos. Ele concorreu a um prêmio Tony em 1965 por sua atuação na peça “Slow Dance on the Killing Ground” e também contracenou com grandes nomes da indústria, como a atriz britânica Maggie Smith, a eterna professora Minerva de Harry Potter, na produção “Night and Day”.
Filho do músico de Jazz Clay Williams, Clarence nasceu em 1939, em Nova York. Foi criado pelos avós, Clarence Williams e Eva Taylor, que também eram musicistas. Apesar de toda a família com a veia para a música, ele se aventurou pela atuação ainda em 1960. Seu primeiro papel com maior destaque foi em 1968, no seriado “The Mod Squad” (1968 – 1973), em que interpretava o policial Linc Hayes, em uma equipe de agentes infiltrados.
Williams foi casado com a atriz Gloria Foster (a Oráculo da trilogia Matrix), de 1967 a 1984, e deixa a irmã, Sondra Pugh, a filha, Jamey Philips, além de uma sobrinha e dois netos.