18 Presentes: Conheça a história real que inspirou o novo fenômeno da Netflix e quais lembranças foram deixadas para a Anna original; confira!

E a Netflix segue fazendo absolutamente TUDO na quarentena! O filme “18 Presentes”, incluído no catálogo da plataforma recentemente, tem arrancado lágrimas de muitas pessoas e figurado entre as produções mais assistidas no país. No entanto, o que muitos podem não saber é que a trama foi inspirada em uma história real, tão emocionante quanto o longa italiano.

Dirigido por Francesco Amato, a película apresenta Elisa (Vittoria Puccini), uma mulher com quarenta anos que acaba de descobrir que está com uma doença incurável. Antes que seu coração pare, ela encontra uma maneira de ficar perto da filha Anna (Benedetta Porcaroli), deixando um presente para todos seus aniversários até a idade adulta. São 18 presentes para tentar acompanhar o crescimento da criança ano após ano de alguma forma.

O filme foi inspirado na história vivida pela italiana Elisa Girotto, que no dia do nascimento da filha Anna, descobriu um câncer de mama em fase avançada. Com pouco tempo de vida, ela correu contra o relógio: casou-se com o pai da menina, Alessio Vincenzotto, e começou a preparar os presentes que seriam entregues para a filha ao longo de sua vida.

Elisa morreu aos 40 anos em setembro de 2017, pouco depois de Anna completar 1 ano de vida. Com isso, já conseguimos notar algumas adaptações que foram feitas para a produção da Netflix. No filme, a personagem da atriz Benedetta Porcaroli nasceu em 2001, permitindo que o telespectador acompanhe seu crescimento. Alessio foi um dos roteiristas e teve um papel fundamental ao imaginar como seria o crescimento da sua filha.

Elisa e Alessio se casaram um mês depois que a mulher descobriu o câncer de mama. Foto: Reprodução/Instagram

Com 43 anos de idade, Vincezotto vive atualmente em Spresiano, na Itália, com a herdeira. A menina de 3 anos não aparece em nenhuma das suas publicações nas redes sociais. A lista de presentes deixada por Elisa inclui brinquedos, bonecas e livros para os seus primeiros anos de vida. Aos 13, ela ganhará sua primeira joia, e quando completar 14 primaveras herdará um diário pessoal de Elisa.

Ao contrário do que foi mostrado no filme, o presente de 18 anos é um globo terrestre com pinos em todos os destinos que ela recomenda que a filha visite. Isso sem falar nas mensagens gravadas com conselhos que Girotto infelizmente não poderá dar para Anna pessoalmente. Alessio também descobriu cartas deixadas pela amada em sua casa.

Alessio Vicenzotto mantém os registros da filha longe das redes sociais. Foto: Reprodução/Instagram