Após a grande repercussão negativa de “Cats” — o filme amarga 17% de aprovação no Rotten Tomatoes —, o diretor da obra, Tom Hooper, bateu um papo com o site Vulture e comentou sobre o caso… principalmente sobre a aparência felina dos astros do filme, amplamente rejeitada pelo público e pela crítica.
A entrevista começou com uma frase simples do jornalista Bilge Ebiri: “Senhor, explique-se”. Hooper riu. “Bom, por onde começar? Acho que começa comigo aos oito anos de idade, sendo levado para ver ‘Cats’ e me apaixonando pela peça. Eu tenho uma lembrança vívida desta experiência. Eu me lembro de pensar que [‘Les Miserables’] foi particularmente animador, porque aquele musical nunca tinha sido adaptado para um filme antes”, afirmou, referindo-se a outro de seus filmes, que levou três Oscar.
Ele continuou: “E eu estava pensando, ‘Bom, há outros grandes musicais que nunca foram adaptados?’. Eu pensei em ‘Cats’ e sobre o quando eu tinha amado a obra quando era criança. […] Por que nunca tinha sido feito? Será que as pessoas não tinham conseguido pensar em como os gatos aparentariam? E será que aconteceu alguma mudança nos efeitos visuais, alguma tecnologia que permitiria um jeito [do filme] acontecer?”.
De acordo com Hooper, ele considerou todas as hipóteses do que seria melhor para o filme em termos de maquiagem e efeitos visuais, e terminou no que achou ser a melhor solução. Quando ao tamanho dos felinos do filme, o diretor disse que tentou seguir uma proporção, mas ela foi prejudicada pelo tamanho dos estúdios. “Você sempre acaba com uma rua cuja largura máxima é o que você pode fazer em um estúdio. […] Nunca foi para ser super literal. Obviamente, se nós fôssemos gatos, nosso mundo seria maior. Mas [os sets] ainda colocam você em uma posição infantil, porque, claro, quando você é uma criança, a mesa é maior do que você. Então, [o filme] tem esse truque de perspectiva. A expressão no rosto das pessoas quando elas visitaram os sets de gravação foi de uma criança impressionada”, afirmou.
Recentemente, os espectadores perceberam um “deslize” na caracterização de uma das principais estrelas do elenco do longa. Todos os artistas apareceram com visuais que remetem à aparência felina em seus detalhes, com exceção de Judi Dench.
O público percebeu que a intérprete de Old Deuteronomy no filme aparece com mãos humanas e, de quebra, usando uma aliança de ouro. A atriz Rebel Wilson também sofreu do mesmo ‘mal’, mas até então, apenas em uma cena. Dá só uma olhada:
therapist: sexy judi dench cat in a basket isn’t real, she can’t hurt you.
sexy judi dench cat in a basket: pic.twitter.com/Mx9nYgYcLk
— 𝕄𝕚𝕔𝕙𝕒𝕖𝕝 𝕊𝕨𝕒𝕣𝕥𝕫 (@MrMichaelSwartz) December 22, 2019
https://twitter.com/jenelleriley/status/1208659588414758912
“Cats” estreia amanhã (25) nos cinemas brasileiros.