Mesmo com elenco grandioso, ‘Cats’ amarga aprovação baixíssima e críticas pesadas viralizam nas redes: “Cérebro comido por parasitas”; Entenda

Xii… Parece que nem o super elenco de “Cats” – com Taylor Swift, Francesca Hayward, Idris Elba, Judi Dench, Ian McKellen, James Corden e Jennifer Hudson – conseguiu salvar o filme das más críticas dos cinéfilos. A adaptação cinematográfica de Tom Hooper do clássico musical da Broadway chega aos cinemas no dia 25 de dezembro aqui no Brasil, mas alguns especialistas participaram de uma pré-estreia que aconteceu nesta semana em Nova York.

Autorizados apenas ontem a falarem sobre a produção, muitos sites publicaram suas opiniões e, pelas frases muito pesadas divulgadas nos artigos e nas redes sociais, podemos perceber que o longa decepcionou. No Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão, “Cats” estreou com apenas 17% de aprovação, tendo 89 avaliações contabilizadas. Uma nota MUITO baixa…

Avaliação de “Cats” no Rotten Tomatoes. (Foto: Reprodução)

O jornal The New York Times foi um dos primeiros a mostrar descontentamento. “Pode-se escrever uma tese de doutorado sobre como essa falha conseguiu existir, embora não haja nada de novo na escolha energética do mau gosto nos filmes”, escreveu a colunista

Peter Debruge, crítico da revista Variety, não ficou muito atrás e disse que o longa pode acabar com a carreira de atores calouros. “A interpretação estranhamente brega do [diretor] Tom Hooper parece destinada a se tornar um daqueles constrangimentos que acontecem uma vez na vida e que estragam os currículos de grandes atores e atrasam as carreiras de aspirantes promissores”, escreveu.

Já Justin Chang, do LA Times, publicou uma mensagem mais curta, porém bem dura sobre o filme: “Na maior parte, ‘Cats’ é ao mesmo tempo um teste de horror e resistência, um despacho de algum mundo submerso em neon, onde o horrível é inextricável do tedioso”. Eita!

Antes mesmo do longa ser lançado, seu trailer já havia causado polêmica entre os internautas devido à atropomorfização dos gatos. Diante da repercussão negativa, o diretor e a produção refizeram vários efeitos especiais antes da pré-estreia. Hopper também disse que terminou de reeditar o filme apenas 12 horas antes!

Parece que as mudanças não foram muito efetivas, né?! No Twitter, muitos estão debochando das reviews desastrosas que o filme está recebendo. “Eu pagaria para ler um livro com as críticas de ‘Cats'”, escreveu um usuário, juntando prints de diversos textos destruindo o longa.

“Fico feliz em reportar que ‘Cats’ é tudo que vocês esperavam e mais: um terrível e inacreditável fiasco que te faz sentir como se seu cérebro estivesse sendo comido por parasitas. Uma experiência tão estressante que genuinamente me causou uma enxaqueca”, relatou o crítico de cinema Robbie Collin.

Tyler Coates, do site Wired, disse até que gostaria de se esquecer da experiência que teve no cinema. “‘Cats é o pior filme que vi esse ano. Um filme verdadeiramente horrível e feio que eu gostaria de poder apagar da minha memória”, reclamou.

Outro colunista do The New York Times desabafou em sua página. “Assistir a ‘Cats’ é como tropeçar em um gênero profano e até então desconhecido de pornografia. Toda vez que via esses demônios peludos ‘linguando’ leite de uma tigelinha e começando a gemer, tinha certeza que o FBI invadiria o cinema”, declarou.

Outro perfil juntou algumas das críticas mais impressionantes, em sua opinião. “O governo norte-americano deveria usar isso como forma de punição aos prisioneiros”, satirizava uma delas. “Parabéns aos cachorros”, brincou um especialista em sua avaliação do Rotten Tomatoes. “‘Cats’ é o que você veria caso seu terceiro olho de repente se abrisse”, dizia o título de uma notícia. “Eu vi coisas que nenhum humano deveria ver”, lia-se em outra manchete. Tenso! Veja mais reações do público, abaixo: