Para a alegria dos Potterheads, o especial “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” está cada vez mais próximo e a maior parte dos envolvidos no universo do bruxinho topou participar da “reunion”. No entanto, uma ausência em particular chamou atenção: J.K. Rowling, autora dos livros que originaram os oito filmes. Nesta quinta-feira (30), o portal EW explicou o motivo por trás da decisão.
De acordo com a publicação, o especial da HBO Max vai mostrar imagens de arquivo gravadas por Rowling em 2019. Ainda, a escritora teria sido convidada para participar da produção, mas a escolha por manter somente os vídeos antigos foi feita por sua própria equipe, que julgaram ser a “mais adequada”.
Nos últimos anos, J.K. se envolveu em uma série de polêmicas, e inclusive foi acusada de transfobia mais de uma vez. Apesar disso, fontes internas disseram ao EW que “as declarações de Rowling sobre as pessoas trans e a controvérsia sobre suas falas não desempenharam nenhum papel na decisão final da equipe”. Os representantes da autora se recusaram a comentar sobre o caso.
Em novembro, o The Hollywood Reporter revelou que a justificativa da Warner Bros. para a ausência de J.K. é que o especial da HBO Max é focado apenas na retrospectiva da criação dos oito filmes de Harry Potter e na celebração do elenco original. Por isso, ela estaria presente apenas “virtualmente”.
As polêmicas de J.K. Rowling
No ano passado, J.K. Rowling foi bastante criticada por fazer comentários transfóbicos. Tudo começou quando a autora comentou sobre um artigo de um site, intitulado “Criando um mundo pós-Covid-19 mais igualitário para pessoas que menstruam”. Sobre o texto, Rowling tuitou: “Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas” escreveu ela, completando com várias palavras que se assemelham à pronuncia de “mulheres”.
Muitos internautas se incomodaram com a publicação feita pela escritora, confundindo sexo com gênero, e pontuaram que homens transsexuais e pessoas não-binárias também podem menstruar. Após a repercussão, J.K. criticou a ideia de que o sexo biológico de alguém não é real.
“Se o sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida por mulheres ao redor do mundo é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas excluir o conceito de sexo remove a habilidade de muitos discutirem suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade”, declarou.
If sex isn’t real, there’s no same-sex attraction. If sex isn’t real, the lived reality of women globally is erased. I know and love trans people, but erasing the concept of sex removes the ability of many to meaningfully discuss their lives. It isn’t hate to speak the truth.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) June 6, 2020
Outro momento polêmico foi quando a britânica lançou o livro “Troubled Blood”, sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A quinta obra do best-seller que envolve o personagem Cormoran Strike acompanha mais um dos casos do detetive, que dessa vez investiga um homem cis que, por vezes, se veste de mulher para cometer feminicídios.
Mais tarde, ela chegou a divulgar uma loja online que tem posicionamento abertamente transfóbico. Uma coleção de adesivos, canecas e broches do local, por exemplo, inclui itens com as frases: “Transativismo é misoginia”; “Ideologia trans invisibiliza mulheres”; “Notoriamente transfóbica”; “Mulheres trans são homens”.
Na época, a lista de celebridades que se posicionaram publicamente em repúdio à opinião da autora incluiu os nomes de Daniel Radcliffe, Emma Watson, Eddie Redmayne e Evanna Lynch, todos protagonistas de filmes baseados nos livros de Rowling.
Harry Potter: De Volta a Hogwarts
No especial, previsto para o dia 1º de janeiro, os atores relembrarão os anos em que trabalharam na franquia de filmes que os alçou à fama ao redor do mundo. Ainda, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, se juntarão a muitas outros colegas de elenco, como Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Matthew Lewis, Ralph Fiennes, Jason Isaacs, Gary Oldman, Imelda Staunton, Tom Felton, James Phelps, Oliver Phelps, Mark Williams, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Evanna Lynch e Ian Hart.
Esta será a primeira viagem de volta à Hogwarts, 20 anos depois do lançamento do primeiro filme da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. O especial contará uma encantadora história dos bastidores da produção, por meio de novas entrevistas e bate-papos entre o elenco, que levarão os fãs numa jornada mágica. Não tem lencinho suficiente pra aguentar isso aqui, não, Brasil! Assista ao trailer: