Designer brasileiro aponta possível plágio em novo cartaz de “Pânico VI”; compare as imagens

O artista publicou um longo relato em suas redes sociais, exigindo uma explicação do estúdio

Pânico 6

O artista brasileiro Gil Marcel acusou a Paramount de plagiar um de seus designs no novo pôster do filme “Pânico VI“. Em suas redes sociais, nesta segunda-feira (2), Gil compartilhou um depoimento, no qual revelou a surpresa ao identificar traços muito semelhantes com seu projeto publicado um mês antes da recente divulgação do longa de terror.

“Neste 1° de janeiro de 2022, recebi com surpresa a notícia de que o estúdio responsável pelo marketing de ‘Pânico VI’ havia lançado um novo teaser pôster. Vários usuários, do Twitter e do Instagram – que já haviam curtido e compartilhado a minha arte, publicada em 03/12/21, apontavam que a arte do cartaz possui várias semelhanças com o meu trabalho”, começou o ilustrador, inclusive afirmando que chegou a marcar as contas do estúdio quando divulgou o trabalho.

Continua depois da Publicidade

O designer explicou que as semelhanças entre os projetos começam no conceito das artes: um mapa com linhas de metrô, evidenciando informações dos cinco filmes anteriores, divididas por cores. “Até as formas visuais reconhecíveis da franquia – no meu, o terreno possui a forma da máscara do Ghostface, e as linhas de metrô reforçam o contorno e os relevos da máscara, estabelecendo as relações entre as linhas/filmes; enquanto que, na arte oficial divulgada, as linhas do metrô desenham o contorno da máscara”, descreveu Macel.

Ele continuou: “Não estou afirmando aqui que houve (ou que não houve) plágio, é apenas uma questão de constatar o quanto as duas peças são similares em vários níveis e aspectos, o que afasta a possibilidade de se afirmar que seria, apenas, uma mera coincidência, ou um curioso caso de escolhas criativas aleatórias durante uma campanha de marketing. Além disso, em momento algum, questiono a qualidade do trabalho do profissional responsável pela peça. Não é uma questão de qual projeto visual é melhor”.

Continua depois da Publicidade

Em seguida, o artista declarou que, até o momento, não recebeu qualquer contato de nenhum representante do filme ou do estúdio, mas fez questão de esclarecer que segue aberto ao diálogo. “Como fã, amo que meu trabalho seja compartilhado, e continuo empolgado com a campanha do sexto filme – mas, como profissional, não deixo de me decepcionar profundamente com o ocorrido”, escreveu, pedindo ajuda para que outras pessoas compartilhassem o depoimento.

Ele finalizou: “Sigo criando, como roteirista, designer e artista, torcendo para que a nossa arte não seja apenas admirada, mas também devidamente reconhecida”. Confira a íntegra e a comparação das imagens abaixo:

Continua depois da Publicidade

O novo filme da franquia de terror é estrelado por Jenna Ortega, em alta com “Wandinha“, e chega aos cinemas de todo o mundo no dia 10 de março de 2023. A produção ainda marca o retorno de outros nomes queridinhos do público. Courteney Cox e Hayden Panettiere reprisarão seus papeis como Gale Weathers e Kirby Reed, respectivamente. Samara Weaving, Dermot Mulroney, Tony Revolori e Josh Segarra completam o elenco.

Apesar dos nomes de sucesso, Neve Campbell, a famosa Sidney, confirmou que não participará da sequência por causa de salário. “Como uma mulher, sempre trabalhei muito duro para estabelecer meu valor, especialmente quando se trata de ‘Pânico’. Eu senti que a oferta apresentada não iguala o valor que eu entreguei para a franquia”, declarou a estrela. Confira o trailer:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques