Thor Doutor Estranho Pantera Negra

Disney adia filmes da Marvel e exclui outras produções do calendário; confira as novas datas!

Mudança de planos! Nesta segunda-feira (18), a Disney anunciou uma série de alterações no seu calendário de estreias para os anos de 2022 e 2023. Dos 11 filmes envolvidos, 8 deles pertencem ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Enquanto algumas produções foram adiadas, quatro foram excluídas totalmente do cronograma.

O motivo do adiamento dos longas não foi revelado pela Disney. Contudo, de acordo com a revista Variety, as mudanças se devem ao período que se leva para a produção desses projetos. Filmes como “Pantera Negra 2” ainda estão com filmagens em andamento. Além disso, são necessários meses de pós-produção para lapidar alguns detalhes essenciais, como efeitos especiais, visuais e sonoros – ainda mais em trabalhos mais fantasiosos como os da Marvel.

“Pantera Negra 2” foi um dos filmes adiados pela Disney. O longa deve ser focado em Shuri, após a morte de Chadwick Boseman. (Foto: Reprodução/Disney)

Os estúdios da Disney também foram afetados pela situação da pandemia da Covid-19, que tem adiado os trabalhos desde o início de 2020. Sem falar que, atualmente, as produções de cinema e TV foram unidas, com o advento das séries da plataforma Disney+. Portanto, qualquer atraso em um desses títulos pode causar grandes consequências ao calendário inteiro.

Continua depois da Publicidade

Filmes adiados e excluídos

Entre os filmes do MCU, foram adiados os longas “Thor: Amor e Trovão”, “Pantera Negra: Wakanda Forever”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, e ainda “The Marvels”, a sequência do filme “Capitã Marvel”. Uma outra produção da Marvel (ainda sem título) foi realocada para estrear em 3 de novembro de 2023. Restam ainda mais dois projetos que não foram nomeados e foram retirados do cronograma.

Doutor Estranho2 1
A sequência de “Doutor Estranho” será a primeira das novas estreias da Disney. (Foto: Divulgação/Disney/Marvel Studios)

Agora, “Doutor Estranho 2” chegará às telonas em 5 de junho de 2022. Um mês depois, em 8 de julho, estreia o filme “Thor 4”. “Pantera Negra 2”, antes previsto para o dia 8 de julho de 2022, será lançado em 11 de novembro do mesmo ano. Já a sequência de “Capitã Marvel” deixa o calendário de 2022 para estrear em 17 de fevereiro de 2023. Com a decisão, o lançamento de “Homem-Formiga 3” foi transferido para 28 de julho de 2023.

Continua depois da Publicidade

Indo além do campo do MCU, “Indiana Jones 5” foi outra produção que sofreu um longo adiamento. O filme chegaria aos cinemas em 29 de julho de 2022, contudo, com todas as mudanças, a nova previsão de estreia do longa é para 30 de junho de 2023, quase um ano depois. Um live-action da Disney e outro projeto do 20th Century Studio (a antiga Fox) seriam lançados em 2023, mas também acabaram excluídos do calendário.

Confira o novo calendário de lançamentos da Disney*:

– “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” – 05 de junho de 2022

– “Thor: Amor e Trovão” – 08 de julho de 2022

– “Pantera Negra: Wakanda Forever” – 11 de novembro de 2022

– “The Marvels” – 17 de fevereiro de 2023

– “Indiana Jones 5” – 30 de junho de 2023

– “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” – 28 de julho de 2023

– Filme da Marvel (Sem título) – 03 de novembro de 2023

Continua depois da Publicidade

Excluídos do calendário

– Filme da Marvel (Sem título) – Antes previsto para 28 de julho de 2023

– Live action da Disney (Sem título) – Antes previsto para 14 de julho de 2023

– Filme da Marvel (Sem título) – Antes previsto para 06 de outubro de 2023

– Filme da 20th Century (Sem título) – Antes previsto para 20 de outubro de 2023

*Inicialmente, as previsões de estreia são para os Estados Unidos.