Os fãs e curiosos sobre a vida da família real britânica estão ansiosos para conferir “Spencer“, longa estrelado por Kristen Stewart. A trama narra os dias finais do casamento da princesa Diana com o príncipe Charles e, até o momento, nenhum dos Windsor comentou sobre a veracidade do filme. No entanto, o guarda-costas de Lady Di, Ken Wharfe, comparou o retrato cinematográfico do natal de 1991 da loira ao que aconteceu na vida real.
Em entrevista à revista People, o homem, que trabalhou para a princesa de 1988 a 1993, revelou que a relação de Di com o marido, bem como com seus familiares, não era nada fácil e os três dias que passaram na propriedade de Sandringham, em Norfolk, foram extremamente turbulentos. “Foi o purgatório para ela”, lamentou.
Os conflitos então forçaram a princesa do povo a se isolar, preferindo passar mais tempo acompanhada pelos funcionários do castelo do que com sua família. “Ela se limitou a passar um tempo na cozinha com o chef ou com pessoas como eu, na esperança de que o tempo passasse e ela pudesse voltar para Londres”, recordou. A biógrafa Ingrid Seward, jornalista de quem a loira era amiga, confirmou o relato e acrescentou que Diana escondeu suas batalhas internas durante as reuniões familiares. “Ela criou uma boa fachada para a rainha e a família. Ela era uma menina bem educada e teria considerado ser rude fazer uma cena ou um espetáculo de si mesma”, contou Seward.
No longa, após rumores de traição, a mãe dos príncipes William e Harry se vê em um impasse quando percebe que o casamento com Charles já não está dando certo. Sofrendo, Diana (Stewart) então desabafa sobre um possível divórcio com uma das empregadas, Maggie (Sally Hawkins). Ao veículo, Wharfe afirmou que os roteiristas se aproveitaram da licença artística neste caso, já que Diana era muito discreta e conversas sobre a separação não teriam acontecido entre ela e seus funcionários. “Pela minha experiência, Diana nunca confiou em suas empregadas”, reforçou.
Na vida real, o guarda-costas garantiu que havia claros sinais de tensão entre o ex-casal, que manteve distância um do outro. Segundo ele, na manhã de Natal em 1991, Lady Di se juntou ao resto da família real em sua tradicional visita à igreja com os filhos, William e Harry. Nos registros da data especial, enquanto cumprimentavam os moradores locais, Diana e Charles aparecem caminhando separadamente.
Ken ainda aproveitou a oportunidade para elogiar a performance de Stewart como a falecida princesa. “De todas as pessoas que interpretaram Diana nos últimos 10 anos, ela é a mais próxima dela”, disse o profissional. “[Kristen] conseguiu aperfeiçoar seus maneirismos”, acrescentou. Confira o trailer abaixo:
Além de Stewart, “Spencer” conta com Timothy Spall, Olga Helsing e Sean Harris no elenco e roteiro de Steven Knight (“Peaky Blinders”). O longa estreou no dia 5 de novembro nos Estados Unidos e Reino Unido, mas ainda não foi definida uma data para o lançamento no Brasil. Já estamos ansiosos!