Uma criança de dois anos foi encontrada por estranhos depois que seus pais foram mortos durante o tiroteio em massa que deixou sete vítimas fatais e muitos feridos nesta segunda-feira (4), durante um desfile do Dia da Independência, nos Estados Unidos. Kevin McCarthy, de 37 anos, e Irina McCarthy, 35 anos, estavam entre os assassinados e seu filho, Aiden, foi separado dos pais durante o ataque.
Em entrevista à CBS, Dana e Greg Ring, o casal que ajudou a cuidar do menino, descreveu que o encontrou acompanhado de um desconhecido que parecia estar em estado de choque. “Nós pegamos o garotinho [e] eu o coloquei em meus braços”, contou Greg. Eles ainda disseram que tentaram procurar os pais de Aiden, mas encontraram uma cena de “carnificina“.
O casal parou no corpo de bombeiros porque não tinha certeza para onde levar a criança. Mais tarde, um agente da polícia de Highland Park conseguiu reunir o pequeno Aiden com seus avós em um hospital.
A CBS informou que uma página do GoFundMe foi criada para arrecadar dinheiro para a criação do menino. “Aiden será cuidado por sua família amorosa e terá um longo caminho pela frente para se curar, encontrar estabilidade e, finalmente, enfrentar a vida como órfão”, disse a publicação. Até a noite de terça-feira (5), a página já havia levantado mais de US$ 450.000.
Remember this little boy found wandering alone after #HighlandPark parade? We’ve just found out why… both his parents were killed💔
A fundraiser has been started for Irina and Kevin McCarthy’s 2-yo son Aiden as he grows up without them
Link: https://t.co/qKc4mOVX2t @cbschicago pic.twitter.com/7fxYE3OoS4
— Marissa Parra (@MarParNews) July 5, 2022
Kevin McCarthy foi lembrado como um “funcionário modelo” por seu chefe na Jaguar Gene Therapy, Joe Nolan. “Fora do trabalho, ele era um pai muito orgulhoso e um marido dedicado que adorava sua família. Sentiremos uma tremenda falta dele”, disse em conversa à NBC.
Suspeito do ataque está detido
Na última segunda-feira, um atirador abriu fogo de um telhado durante o Desfile de Independência dos Estados Unidos no subúrbio de Highland Park, em Chicago. O tiroteio fez centenas de pessoas correrem para se proteger. A princípio, seis mortes foram confirmadas na hora, porém, segundo a legista responsável pelo caso Jennifer Banek, uma sétima vítima não teria resistido e morrido em um hospital. Um vídeo mostrou o desespero das pessoas que estavam no desfile:
Active shooter in Highland Park, IL. Avoid Central Ave. My nephew recorded this video. pic.twitter.com/nUFRElrVZi
— eNreeKaii (@Ri_Kayyy) July 4, 2022
No dia seguinte, autoridades locais disseram ter detido o grande suspeito do ataque. De acordo com a polícia, Robert “Bobby” E. Crimo III foi levado sob custódia “sem incidentes” depois de ser visto em um veículo que correspondia à descrição do FBI. Confira o momento da prisão:
Video of Robert Crimo III arrest. “Do me a favor, get on your knees, get on your knees lay down flat on your stomach.” https://t.co/mrVLkv6AEg pic.twitter.com/VtWBXFZbWN
— John Dodge (@dodgerman) July 5, 2022
As autoridades acreditam que o massacre foi planejado há semanas e dizem que mais de 70 tiros foram disparados do rifle de alta potência do atirador. A polícia ainda não sabe o motivo do ataque.