Nesta terça-feira (4), fortes ventos atingiram a província de Mislata, na Espanha, ocasionando a morte de uma menina de oito anos. Ela estava em um castelo inflável no parque de diversões Caneleta, quando o brinquedo saiu voando pelos ares. Segundo o Daily Mail, a garota despencou a vários metros do chão e bateu a cabeça na queda. Mesmo sendo levada às pressas para o Hospital La Fe, em Valência, ela não resistiu e o óbito foi confirmado 12 horas após o acidente.
Outras oito crianças ficaram feridas. Uma delas tem apenas quatro anos e segue hospitalizada em estado grave, após cair a vários metros de distância do castelo, em uma barraca do parque. Uma investigação policial agora apura se o incidente está relacionado a alguma negligência. “Caberá à polícia determinar o que aconteceu”, declarou o prefeito de Mislata, Carlos Fernández Bielsa, em coletiva de imprensa. “Não há palavras de consolo. Um verdadeira tragédia. Esse é um dia muito triste para Mislata”, continuou ele, no Twitter.
Após comparecer ao local junto com policiais e paramédicos, o corpo de bombeiros da cidade também emitiu um comunicado sobre a tragédia: “Várias crianças foram assistidas por paramédicos após um incidente envolvendo um castelo inflável em Mislata. Verificamos a estrutura para nos certificarmos de que não havia outros menores dentro dela e excluirmos a possibilidade de que alguém esteja preso”.
📹 Vídeo dels @BombersValencia en la zona de l’incident a la fira de Mislata, revisant les instal•lacions per descartar que hi haguera atrapats baix l'unflable. Els nostres millors desitjos de recuperació per als menors afectats que han sigut atesos pels mitjans sanitaris. pic.twitter.com/0yIZTVlzXj
— Bombers Consorci VLC (@BombersValencia) January 4, 2022
A Câmara Municipal de Mislata declarou luto oficial até a próxima sexta-feira (7) e suspendeu todos os eventos previstos para esta semana, incluindo um tradicional desfile dos Reis Magos que seria realizado hoje: “Após o trágico incidente da noite passada, declaramos um período de luto oficial até 7 de janeiro por causa da morte de uma das meninas envolvidas. Gostaríamos de transmitir nossas sinceras condolências à família e aos amigos da jovem que perdeu a vida. Ela tinha apenas oito anos”.
O governo local ainda deixou à disposição da Polícia Nacional a documentação que havia recebido para aprovar a montagem do brinquedo na feira. Há um atestado anual de fiscalização da atração e outro final das instalações, expedido por um engenheiro e fornecido pela empresa que administra a feira; um seguro de responsabilidade civil; uma declaração de responsabilidade e um projeto e plano de emergência da atração.
Castelo inflável voa pelos ares na Austrália
A tragédia na Espanha ocorreu menos de uma mês após a morte de seis crianças na Austrália, que estavam no mesmo tipo de brinquedo, também suspenso por uma ventania. O acidente em questão aconteceu durante uma celebração de final de ano da Escola Primária Hillcrest, na Tasmânia. Saiba mais detalhes sobre o caso, clicando aqui.