Adam Levine comenta caso polêmico de Olivia Rodrigo com Paramore. (Getty)

Adam Levine opina sobre polêmica envolvendo Olivia Rodrigo, acusações de plágio e Paramore; assista

O hit de Olivia Rodrigo, “good 4 u”, se tornou imediatamente um sucesso e continua bombando nas maiores paradas musicais. Desde o seu lançamento em maio, a música gerou uma série de comentários sobre a semelhança com “Misery Business”, da banda Paramore, sucesso nos anos 2000. Nesta semana, Rodrigo creditou os integrantes da banda, Hayley Williams e Joshua Farro, como compositores, e ambos ganharão 50% dos direitos autorais. Agora, Adam Levine usou o Instagram para sair em defesa da jovem.

“Há todo esse drama sobre a Olivia Rodrigo e a música do Elvis Costello, e Paramore entrou na discussão sobre uma música que soa como a deles. Olha, são coisas complicadas, todos que escrevem músicas sabem que você se inspira, faz o mix da canção, aí tem o lançamento e, então, um processo. É uma coisa natural de acontecer”, iniciou o vocalista do Maroon 5.

Adam continuou: “É uma coisa natural de acontecer. Às vezes fica feio, às vezes é preciso que a pessoa tome ações legais, às vezes não é necessário tomar ações legais. Eu acho que se tornou uma área cinzenta. Está estranho e feio por esses dias. Aquele caso da ‘Blurred Lines’ foi um caso marcante que mudou o jogo”. “Blurred Lines” é uma canção de Robin Thicke com participação de Pharrel. Após um processo judicial, Thicke teve que pagar US$ 5 milhões (R$ 26 milhões na cotação atual) pelos direitos de Marvin Gaye.

Continua depois da Publicidade

Sem opinar diretamente, o vocalista disse que os artistas deveriam ser mais compreensivos com os músicos novatos. Além disso, segundo ele, as referências e inspirações em outros trabalhos deveriam ser consideradas um elogio e não virarem motivo de briga. “Sem dar minha opinião sobre o quão longe isso chegou, eu acho que poderia ter mais compaixão, entendimento, e tentar achar um caminho. Música é uma coisa criativa e eu odeio ver isso ser esmagado por, você sabe… Quando você pega alguém que é uma artista mais nova e ela está fazendo coisas que meio que emulam aqueles de gerações anteriores, eu não sei o quanto isso é errado. Eu acho que é uma coisa legal introduzir uma geração inteira de jovens a ideias musicais diferentes”, explicou.

Banda Paramore foi sucesso entre os jovens. (Foto: Getty)
Banda Paramore foi sucesso entre os jovens. (Foto: Getty)

“Eu não sei, essa é só minha opinião. Não estou dizendo que deveria ser a de todo mundo. Mas eu odeio ver isso se tornar essa grande coisa onde as pessoas ficam agressivas sobre. Eu não sei, talvez eu não seja desse território. Em relação a essas coisas, eu chego a ficar lisonjeado quando alguém se inspira da minha arte. Eu tenho certeza que me inspiro em outras pessoas também. Isso é música, é uma coisa linda”, explicou, finalizando o desabafo. Assista:

Continua depois da Publicidade

Os rumores são de que Olivia Rodrigo tenha adicionado Hayley Williams e o guitarrista Josh Farro como compositores de “good 4 u” para evitar um possível processo por plágio. Agora, o single conta com os nomes de Rodrigo, Williams, Farro e o produtor Dan Nigro no registro da “Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores”. Assista aos clipes de “good 4 u” e “Misery Business”: