A divulgação da lista de indicados ao “Grammy 2021”, que aconteceu nesta terça (24), gerou polêmica em torno daqueles que são esnobados pela premiação, como é de costume. Por meio das redes sociais, o rapper Wiz Khalifa decidiu se pronunciar sobre a importância do evento e encorajar outros artistas, mas acabou provocando um desentendimento com Cardi B, que não demorou para respondê-lo e acusá-lo de incentivar rivalidade entre mulheres.
Tudo começou com um discurso motivacional de Khalifa, para falar sobre como o Grammy afeta a autoestima dos artistas. Embora haja controversas em torno da credibilidade do prêmio, este ainda representa, de maneira incisiva, o reconhecimento dos trabalhos musicais ao longo do ano. “Como um artista nomeado ao Grammy, eu sei como é. Os caras sempre acham que é injusto até que eles recebem uma chance. Apenas continue trabalhando e esse momento vai chegar”, pontuou ele, com uma visão otimista da indústria.
As a grammy nominated artist I know how it feels. Niggas always think its unfair until they get their turn. Just keep workin and that time'll come through.
— Taylor Gang World Leader (@wizkhalifa) November 24, 2020
Foi no momento seguinte que a coisa desandou. Quando o rapper começou a conversar com os fãs nas menções, um deles afirmou: “Cardi ganhando um Grammy quando Nicki Minaj não [ganhou] é a maior prova de que eles não sabem m**da nenhuma sobre música”. Em resposta, ele disse que “a maioria dos artistas autônomos tem esse problema”, dando a entender que concordava com o internauta.
Most self made artists have this problem https://t.co/IfM8NV58rM
— Taylor Gang World Leader (@wizkhalifa) November 24, 2020
Rapidamente, a musa de “WAP”, que é conhecida por não levar desaforo para casa, soube do tweet e deu sua resposta. Primeiro, ela postou um print de uma DM que recebeu de Khalifa há quatro anos, parabenizando-a pelo sucesso. “Eles realmente te apoiam quando você está a caminho do reconhecimento, então é uma história diferente quando você consegue!”, apontou Cardi. Depois, a rapper questionou por que ele estava publicando “tweets que colocam mulheres bem sucedidas umas contra às outras”.
“Vocês não se cansa disso? Especialmente quando você torcia pra caramba quando a v*dia estava lá atrás”, escreveu Cardi.
This was Nikkas in my dms in 2016!They really support you when you grinding at the bottom then it’s a different story when you make it ! pic.twitter.com/AhRr3TTkRC
— Cardi B (@iamcardib) November 24, 2020
I don’t understand why niggas entertain tweets that pit successful women against each other? Ya not tired of that? Specially when ya was rooting hard when a bitch was at the bottom.
— Cardi B (@iamcardib) November 24, 2020
Mas Khalifa não quis briga, e logo tratou de esclarecer que havia sido mal-interpretado. “Caramba, esse é um bom conselho. Eu ainda te apoio. Nada mudou. Você também é [uma artista] autônoma no meu livro”, assegurou o rapper.
“Agora você quer trocar de lado quando você acabou de dizer que ela não era autônoma? Primeiro eles te amam, depois eles mudam de opinião…”, acusou um seguidor em tom de deboche, ao que ele rebateu: “Nunca disse isso. As duas trabalharam duro”.
Damn that wuz good advice. I still support u. Nothings changed. Your self made in my book as well https://t.co/uPRj3ryfsL
— Taylor Gang World Leader (@wizkhalifa) November 24, 2020
Never said that. They both work very hard. https://t.co/svxjl9DSOY
— Taylor Gang World Leader (@wizkhalifa) November 24, 2020
Cardi B foi a primeira mulher a ganhar o Grammy de “Melhor Álbum de Rap”, em 2019, com o “Invasion of Privacy”. Ela possui ainda outras sete indicações na premiação, acumuladas entre 2018 e 2020. Já Khalifa, por outro lado, soma dez nomeações ao longo da carreira, embora nunca tenha vencido.