Horas após uma confusão entre Will Smith e Chris Rock marcar a noite do “Oscar 2022”, a organização do evento subiu o tom contra o astro. Na tarde desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um novo comunicado, prometendo tomar medidas cabíveis a respeito do caso.
“A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite”, anunciou a instituição, dando detalhes de suas próximas ações. “Nós começamos oficialmente uma revisão formal acerca do incidente, e vamos explorar outras ações e consequências mais adiante, de acordo com nossos estatutos, nossos padrões de conduta e a lei da Califórnia”, concluiu o texto.
“The Academy condemns the actions of Mr. Smith. We have officially started a formal review around the incident & will explore further action & consequences in accordance with our Bylaws, Standards of Conduct and California law.”
— The Academy of Motion Picture Arts and Sciences pic.twitter.com/p4rUjS9F9u
— Pop Crave (@PopCrave) March 28, 2022
De acordo com o The Hollywood Reporter, é provável que Will possa ser suspenso da Academia. A hipótese de retirar seu Oscar de “Melhor Ator”, conquistado ontem, é considerada a opção menos plausível. Mais cedo, a Academia já havia se manifestado a respeito do assunto e dito que “não tolera violência de nenhuma forma”.
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Produtor do Oscar lamenta episódio
Não há duvidas de que o grande assunto da celebração foi a treta entre Will e Chris. Um dos produtores do Oscar, Will Packer, inicialmente brincou em seu Twitter: “Bom… Eu disse que não seria entediante”. No entanto, o comentário gerou controvérsia entre seus seguidores.
Diante da situação, o produtor voltou à rede social e expressou o quanto, na realidade, estava desapontado por isso ter acontecido. “Pessoas negras têm um espírito insolente de risada quando se trata de lidar com a dor, porque tem tanto disso. Eu não sinto a necessidade de elucidar aquilo pra vocês. Mas eu também não me importo em ser transparente e dizer que esse foi um momento muito doloroso para mim. Em muitos níveis”, afirmou ele.
Black people have a defiant spirit of laughter when it comes to dealing with pain because there has been so much of it. I don’t feel the need to elucidate that for you. But I also don’t mind being transparent and say that this was a very painful moment for me. On many levels. https://t.co/zzgeKIqrHm
— Will Packer (@willpowerpacker) March 28, 2022
Organizadores queriam retirar Will Smith
Se o público e os presentes do Oscar se chocaram com o tapão de Will Smith em Chris Rock, nos bastidores não foi diferente. Nesta segunda (28), a revista People divulgou relatos de pessoas próximas à organização, que expuseram as discussões da equipe para lidar com o problema. De acordo com um insider, os organizadores da cerimônia consideraram retirar Smith do local.
https://twitter.com/MidiasSo/status/1508276924874960896?s=20&t=5sskrm24Ap8PCwPfOV3-Pw
A confusão também se espalhou por trás das câmeras e das cortinas. “Nos bastidores, tinha muitas pessoas, vozes diferentes e opiniões bifurcadas, dando opinião sobre o que tinha acabado de acontecer e qual era o melhor e mais rápido curso de ação. As pessoas também estavam checando se Chris Rock estava bem”, disse a fonte.
Segundo o informante, todos tiveram de correr para entender exatamente o que havia acontecido. “Basicamente, tinha só alguns minutos para primeiro descobrir se era uma cena, e daí tentar colocar as pessoas na mesma página – incluindo os produtores, a ABC, a Academia, representantes que não estavam todos no mesmo lugar ou não estavam todos olhando seus celulares em tempo real, e mesmo para ver se Chris queria prestar queixa”, afirmou.
Quando todos chegaram à conclusão de que a tensão entre Will e Chris era real, veio a discussão sobre removê-lo da premiação – vale lembrar que, minutos mais tarde, Smith voltou ao palco para receber sua estatueta. “Retirar o Will foi definitivamente discutido de modo sério. Você não pode planejar algo assim e tomar decisões em frações de segundos que precisam da adesão de todos, e que em qualquer repetição teria consequências”, declarou. Vixe!