Uma cena do “É de Casa” do último sábado (11) rendeu uma série de discussões nas redes sociais e acabou viralizando na web. Uma atitude da apresentadora Talitha Morete com uma convidada foi apontada por parte do público como sendo um racismo estrutural. No momento em questão, Manoel Soares acabou intervindo na situação, e foi bastante elogiado por sua postura.
Uma das convidadas do dia era Silene, que colocou a mão na massa e ensinou a fazer sua receita de cocada ao vivo. Já no final do programa, Talitha passou um prato para Silene e pediu à convidada que ela mesma servisse a todos os presentes. “Cilene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa e servir todo mundo. Por favor… Pode oferecer, que está todo mundo querendo a sua cocada”, disse a apresentadora.
Entretanto, Manoel usou de sua sutileza e não deixou que Silene – única mulher negra entre os nove presentes – fosse a pessoa a servir os convidados. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, declarou o apresentador, pegando o prato logo na sequência e assumindo a função. Assista:
Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns Manoel Soares 👏🏿 pic.twitter.com/CCBTKmjoJZ
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) June 13, 2022
Até a tarde desta segunda-feira (13), o assunto seguia repercutindo nas redes sociais. Muitos se questionaram por qual razão a própria apresentadora não distribuiu as cocadas. “Por que a apresentadora (que não sei o nome), não serviu a cocada? Pediu a senhora (convidada) pra servir? Mas, Manoel, imediatamente levantou e começou a servir. Palmas para ele”, disse um perfil no Twitter. Outros também sugeriram um racismo enraizado por trás do pedido à Silene. “Sensibilidade de quem vive o racismo do dia-a-dia. Precisou que Manoel tirasse a Silene da condição de ter de servir as cocadas que ela fez no programa ao vivo. E ainda fez a reverência que ela, CONVIDADA, merecia receber”, afirmou Mimi Nunes.
Veja algumas reações abaixo:
https://twitter.com/vanrocha2/status/1535637060840718338?s=21&t=ra3SNC3_6bkNQSFVUIkZKg
Sensibilidade de quem vive o racismo do dia-a-dia. Precisou que @ManoelSoares_ tirasse a Silene da condição de ter de servir as cocadas que ela fez no programa ao vivo. E ainda fez a reverência que ela, CONVIDADA, merecia receber. #EDeCasa
— Mɪ 💜 (@miminunes76) June 11, 2022
O episódio do programa "É de casa" só confirma que, diariamente, recebemos mensagens de supremacia branca. Não é só racismo. É uma clara mensagem de que o papel dos negros é servir os brancos. Tem que chamar de supremacia branca pra focar na atitude dos brancos.
— Lobo Mauro (@afroestima2) June 13, 2022
https://twitter.com/miltinhomaria/status/1536464863039479816?s=21&t=ra3SNC3_6bkNQSFVUIkZKg
Críticas e elogios
Com a repercussão do caso, o perfil de Talitha Morete no Instagram foi tomado por uma série de queixas a respeito do episódio. Muitos deixaram comentários criticando a postura da apresentadora. “Tem que aprender, né, minha filha?”, escreveu uma conta. “Revoltante”, queixou-se oura. “Vai querer mais cocada, sinhazinha?”, disparou um terceiro perfil, enquanto outros ainda cobraram por uma retratação: “Esperando você pedir desculpas para Dona Silene, que gafe, hein?”.
Silene, por sua vez, foi bombardeada de mensagens positivas, que também lamentaram o que ela viveu no programa. “Você está de parabéns, o programa, não! Sucesso sempre”, disse um internauta. “Parabéns! Que bênção o Manoel estava (sic) ali para te colocar lá no alto, onde mereces estar!”, pontuou outro. Houve ainda os que sugeriram uma resposta afiada para a mestre das cocadas: “Da próxima vez, tem que devolver na bandeja na mão da Talitha e fazer ela mesma ‘as honras da casa'”.
Já o gesto de Manoel foi exaltado por toda a parte. O último post do apresentador no Instagram ficou repleto de comentários enaltecendo sua postura. “Manoel, obrigado pela sua delicadeza com a Silene! É necessário romper com a lógica que brancos insistem em não enxergar. Você é gigante!”, opinou uma conta. “Agradeço por sua nobreza, dignidade e postura de hoje. Ganhei um novo gás para minha semana”, disse um outro perfil na web. “Abraça a Silene por mim e fala ‘tamo junto’. Que Deus abençoe”, pediu um terceiro usuário.
Atualização às 14h45 de 14/06/2022
Após a repercussão do caso, Talitha Morete decidiu se pronunciar, admitindo o erro e pedindo desculpas. “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto”, escreveu no Instagram.
Ela continuou, afirmando que o episódio foi importante para o seu aprendizado e agradecendo ao colega de programa, Manoel Soares, pela atitude: “Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”.
Ver essa foto no Instagram