TV / Séries

BBB 19: Em conversa sobre cabelos, Paula afirma que o seu é “ruim” e Gabriela responde: “Ruim é preconceito”

Marina Amaro - Publicado em 20/01/2019 às 16:53
Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Pinterest Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no E-mail

Eitaaa, aqui vamos para mais um momento delicado na casa do “Big Brother Brasil”. Depois de Gustavo ter chamado índio de “animal” na noite de ontem (19), Paula fez um comentário polêmico hoje sobre cabelos. Enquanto Hana e Gabriela conversavam sobre shampoos, Gabriela disse que tinha emprestado o seu para Elana “porque ela também tem cabelo cacheado”. Ao ouvir a frase, Paula disparou: “Eu também tenho cabelo ruim”. 

Gabriela ficou em silêncio por um segundo e depois riu, incrédula. “Não fala isso. Ruim é preconceito, cabelo não”, alertou de forma delicada, mas firme. “É mania, né? Mas quando tem uma dobrinha a gente já fala que não é liso”, comentou Paula. “A gente precisa mudar isso”, Gabriela concluiu. Veja abaixo:

Essa não é a primeira vez que Gabriela precisa educar os colegas de confinamento sobre preconceito dentro do reality. Dias atrás, enquanto conversava com Rízia sobre casos de racismo que sofreram ao longo da vida, Tereza declarou que elas não sabiam como “mulheres brancas de olho claro passam por racismo“. Em seguida, a psicanalista se desculpou e assumiu que estava chamando a situação vivida por ela de forma errada. “É outro nome que dá, desculpa“, disse a sister após Gabriela retrucar.

É racismo, né não?“, perguntou Isabella. Paciente, Gabriela parou o que estava fazendo para explicar para as colegas de confinamento o real significado da palavra e o peso que ela carrega.  “Racismo é um sistema de opressão. Para nós negros sermos opressores, teríamos que estar no poder e não estamos. Entendeu?“, esclareceu ela.  “Entendi, racismo é mais…“, disse Isabella antes de ser interrompida por Rízia e Gabriela. “Não é mais… É dos negros“, as duas enfatizaram.

Que bom que temos participantes como Gabi e Rízia para alertar aos outros sobre estes temas, né?

* Leia também:

— BBB 19: Durante brincadeira, Gustavo chama índio de “animal” e causa revolta em Vanderson, que dispara: “Isso é crime”

— BBB 19: Isabella e Maycon tem DR antes mesmo de engatar romance: “Você acordou estranho”

— BBB 19: Primeira festa é marcada por danças animadas, conversas sobre o jogo e ZERO romance; vem ver!