BBB 19: Durante brincadeira, Gustavo chama índio de “animal” e causa revolta em Vanderson, que dispara: “Isso é crime”

Um jogo de palavras aparentemente inofensivo deu origem a uma discussão sobre crime e preconceito dentro do “Big Brother Brasil” na noite de ontem (19)! Enquanto brincavam de adivinhação do lado de fora da casa, os participantes Gustavo e Vanderson se estranharam após uma piadinha de mau gosto do médico. Tudo começou quando os brothers tentavam adivinhar uma charada de Diego: “qual é o animal que existe dentro da casa e a gente vê todo dia?”.

A pergunta levou todos a sugerirem diversas respostas: lagartixa, barata, mariposa, pernilongo… Hana também sugeriu “ser humano”, mas ninguém parecia acertar. Alguém tentou até “cavalo marinho”! Eles já estavam ficando sem ideias, até que Gustavo gritou animado: “ÍNDIO!”. “Isso é crime, sabia?”, retrucou Vanderson na mesma hora. O participante é professor e trabalha como coordenador educacional indígena.

Depois desta situação, Vanderson decidiu se afastar do grupo. No entanto, ele voltou mais tarde para explicar o motivo de seu estresse. “Não estou com raiva de ninguém, só que é uma parada chata, desconfortável”, avisou. Alguém comentou na roda: “Você não gostou, tem todo o seu direito”. 

“Não é certo. Essa figura do ‘índío’ que foi feita pelas pessoas precisa ser descartada do universo, isso é crime. Eu sei que o Gustavo não falou na maldade, mas fiquei chateado. Animalizar um ser humano, um indivíduo que aliás é dono de tudo isso aqui e tem uma cultura absurda, não é aceitável. E isso acontece todo dia na rua para os caras”, explicou didaticamente.

Na manhã deste domingo, Diego classificou a reação de Vanderson à “brincadeira” de Gustavo como “totalmente desnecessária”. Enquanto o médico tentava se defender, afirmando que “disse de um jeito e ele entendeu de outro”, o catarinense o tranquilizou: “Ele entendeu o que você falou. Eu achei desnecessário, nós estamos brincando aqui dentro”. Diego ainda afirmou que, daqui para frente, todos chamarão Vanderson pelo nome, e não mais pelo apelido de “Índio”.

Quem também tirou sarro da situação toda foram as sisters Paula e Hariany. Na cozinha, as duas riram da reação de Vanderson que, segundo elas, tentou disfarçar a raiva que estava sentindo ao pegar um livro.

Nas redes sociais, apesar da maioria dos usuários não gostarem de Vanderson por causa da suspeita de agressão que existe contra ele fora da casa, muitos ficaram do seu lado neste caso em específico:

https://twitter.com/stecoments/status/1086816994048045060

E aí, o que você achou dessa treta?

* Leia também:

— BBB 19: Isabella e Maycon tem DR antes mesmo de engatar romance: “Você acordou estranho”

— BBB 19: Primeira festa é marcada por danças animadas, conversas sobre o jogo e ZERO romance; vem ver!

— BBB 19: Isabella e Hana contam que já sofreram abuso sexual na infância e adolescência