A postura homofóbica e sexista de Sikêra Júnior tem causado incômodo na Rede TV!. A jornalista Nathalia Arcuri, que comandava o “Me Poupe Show”, decidiu cancelar seu contrato com a emissora. De acordo com o Notícias da TV, ela teria cobrado uma atitude da empresa em relação ao caso, mas ficou insatisfeita com a apatia adotada pelo canal paulistano.
Segundo a reportagem, para além dos comentários de cunho homofóbico, as recentes piadas machistas e sexistas de Sikêra no “Alerta Nacional” teriam sido a gota d’água para que Arcuri decidisse deixar a Rede TV! de vez. Era a jornalista quem pagava pelo espaço do “Me Poupe Show” na grade semanal do canal, enquanto ficava com todos os lucros de patrocínios e anunciantes.
Ao explicar sua decisão, Nathalia ressaltou que preza muito por seus valores, sem citar Sikêra diretamente. “Em tudo que eu faço e em todos os projetos da minha empresa, os princípios e valores são inegociáveis. A missão da ‘Me Poupe’ é ensinar para libertar! É sobre ser livre para fazer as próprias escolhas. A decisão de ir pra TV aberta sempre foi mais um caminho pra nosso propósito de levar a educação financeira mais longe, a pessoas que não têm acesso à internet, como tantas ainda no Brasil”, disse ela, em nota ao NTV.
A apresentadora também falou sobre o assunto no Instagram, pontuando que a situação havia chegado no “limite”. “Quando [minha empresa] se vê diante de uma situação irreversível, em que não há nada que eu ou meu time possamos fazer, e que seja algo que vá absolutamente contra os nossos princípios e valores – que são liberdade, autonomia, respeito, ensinar as pessoas e não manipular as pessoas – quando esses valores são colocados em jogo, é muito claro pra gente: ali é o nosso limite. É por isso que eu tomei a decisão de sair, de acabar meu programa na Rede TV!”, contou Arcuri. Assista:
Nathalia Arcuri fala sobre saída da RedeTV pic.twitter.com/unpCjWsEcV
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) July 7, 2021
Na tarde de hoje (7), a RedeTV também se manifestou sobre o fim da parceria com Nathalia em um comunicado ao jornalista Flávio Ricco, do R7. “A Rede TV! confirma a saída de Nathalia Arcuri. A emissora agradece o profissionalismo e empenho da jornalista e deseja sucesso em sua jornada. O último episódio do Me Poupe! Show será exibido na terça-feira (20)”, pontuou o canal, sem dar mais detalhes do caso.
Outros nomes da Rede TV! também estariam ameaçando deixar a emissora, em desacordo com a postura da empresa sobre os últimos episódios envolvendo o “Alerta Nacional”. Em seu programa, Sikêra afirmou que homossexuais são uma “raça desgraçada”, e associou a comunidade LGBTQIA+ à pedofilia, ao uso de drogas e à prática de crimes. Diante desses absurdos, o canal apenas classificou os comentários como um “episódio lamentável” e disse que “reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito”. Ainda assim, o comunicador continua no ar.
Porém, a empresa sentiu no bolso o impacto das atitudes de seu contratado. De acordo com o Sleeping Giants Brasil, 37 patrocinadores já romperam ações publicitárias em represália ao preconceito demonstrado pelo apresentador. Mas ele está longe de abandonar suas polêmicas… Nesta semana, Sikêra foi novamente alvo de críticas ao soltar uma “piada” machista no ar. “Mulher, se você passou em frente a uma obra e nenhum pedreiro assobiou… acabou para você!”, declarou. Sem humor, nem respeito.