Um jogo de palavras aparentemente inofensivo deu origem a uma discussão sobre crime e preconceito dentro do “Big Brother Brasil” na noite de ontem (19)! Enquanto brincavam de adivinhação do lado de fora da casa, os participantes Gustavo e Vanderson se estranharam após uma piadinha de mau gosto do médico. Tudo começou quando os brothers tentavam adivinhar uma charada de Diego: “qual é o animal que existe dentro da casa e a gente vê todo dia?”.
A pergunta levou todos a sugerirem diversas respostas: lagartixa, barata, mariposa, pernilongo… Hana também sugeriu “ser humano”, mas ninguém parecia acertar. Alguém tentou até “cavalo marinho”! Eles já estavam ficando sem ideias, até que Gustavo gritou animado: “ÍNDIO!”. “Isso é crime, sabia?”, retrucou Vanderson na mesma hora. O participante é professor e trabalha como coordenador educacional indígena.
https://twitter.com/OtavioTuita/status/1086815523998969856
Depois desta situação, Vanderson decidiu se afastar do grupo. No entanto, ele voltou mais tarde para explicar o motivo de seu estresse. “Não estou com raiva de ninguém, só que é uma parada chata, desconfortável”, avisou. Alguém comentou na roda: “Você não gostou, tem todo o seu direito”.
“Não é certo. Essa figura do ‘índío’ que foi feita pelas pessoas precisa ser descartada do universo, isso é crime. Eu sei que o Gustavo não falou na maldade, mas fiquei chateado. Animalizar um ser humano, um indivíduo que aliás é dono de tudo isso aqui e tem uma cultura absurda, não é aceitável. E isso acontece todo dia na rua para os caras”, explicou didaticamente.
Tenho que dar Razão ao Vanderson… Tratar índio como Animal, não é legal. Até porque, ocorre de uma forma generalizada.
Trazendo um ponto: As pessoas do Norte, são vistas como se todos fossem Índios, mas a realidade não é essa.
#BBB19
https://t.co/scRYW9EPus— jp 🖤 (@jxoaopaulo) January 20, 2019
Na manhã deste domingo, Diego classificou a reação de Vanderson à “brincadeira” de Gustavo como “totalmente desnecessária”. Enquanto o médico tentava se defender, afirmando que “disse de um jeito e ele entendeu de outro”, o catarinense o tranquilizou: “Ele entendeu o que você falou. Eu achei desnecessário, nós estamos brincando aqui dentro”. Diego ainda afirmou que, daqui para frente, todos chamarão Vanderson pelo nome, e não mais pelo apelido de “Índio”.
Quem também tirou sarro da situação toda foram as sisters Paula e Hariany. Na cozinha, as duas riram da reação de Vanderson que, segundo elas, tentou disfarçar a raiva que estava sentindo ao pegar um livro.
https://twitter.com/isacomentei/status/1086822911149780997
Nas redes sociais, apesar da maioria dos usuários não gostarem de Vanderson por causa da suspeita de agressão que existe contra ele fora da casa, muitos ficaram do seu lado neste caso em específico:
Não venham desmerecer a importância do assunto só porque partiu do vanderson. Militância não é chato, e deve sim estar presente nesse reality. Se você reclama do politicamente correto é porque quer passar pano pra atitude escrota. Vão ter que aguentar o povo militando,sim. #BBB19
— rafa (@lemoulin__) January 20, 2019
https://twitter.com/ProtegidosBBB/status/1086829830681882624
https://twitter.com/levantacaio/status/1086817825430355970
https://twitter.com/stecoments/status/1086816994048045060
E aí, o que você achou dessa treta?
* Leia também:
— BBB 19: Isabella e Maycon tem DR antes mesmo de engatar romance: “Você acordou estranho”
— BBB 19: Isabella e Hana contam que já sofreram abuso sexual na infância e adolescência