Record Explosao

Record TV “inventa” explosão em shopping, e choca telespectadores; saiba o que de fato aconteceu no local

O “Fala Brasil” desta terça-feira (19) foi marcado por um grande erro de apuração jornalística. O telejornal da Record TV noticiou uma explosão que, na verdade, nunca aconteceu. A situação se tratava de uma simulação do Corpo de Bombeiros – mas foi discutida na TV aberta como se fosse uma tragédia. O caso deu o que falar e a emissora reconheceu o erro ainda ao vivo.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, o noticiário informou que um gerador de energia teria explodido no Shopping Tamboré, na cidade de Barueri (SP), e deixado sete feridos. Segundo o site TV Pop, o assunto foi discutido por cerca de cinco minutos. “A princípio seria uma explosão na parte de um gerador, essa ambulância acabou de chegar, uma vítima já está sendo colocada, vítimas com ferimentos na parte do rosto. O fato é que pelo menos sete pessoas feridas nessa grave ocorrência”, disse Uan Hamilton, piloto do helicóptero que sobrevoava o local.

Continua depois da Publicidade

Ao acompanharem as imagens aéreas, Mariana Godoy e Sergio Aguiar discutiram possibilidades e o que teria acontecido na explosão fictícia. A âncora cogitou que as vítimas seriam trabalhadores de shopping, que poderiam estar no subsolo do edifício. O jornal apontou que quatro vítimas já tinham até sido levadas aos hospitais mais próximos, mas que poderia haver ainda mais feridos, visto que os bombeiros e a Defesa Civil posicionaram várias macas. Confira um trecho da cena abaixo:

Cerca de 12 minutos depois, às 9h12, o “Fala Brasil” reconheceu a confusão feita. Sérgio alertou que tudo aquilo não passava de uma simulação de incêndio, mas a emissora não se desculpou com seu público. “Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários”, disse o apresentador.

Record Explosao2
O âncora Sergio Aguiar informou que a situação no shopping era apenas uma simulação. (Foto: Reprodução/Record TV)

Continua depois da Publicidade

O R7 – portal de notícias da Record – também voltou atrás. “O R7 errou ao informar às 8h55 desta terça-feira (19) que houve uma explosão em um shopping em Barueri, na Grande São Paulo. Na realidade, foi realizada uma simulação de uma explosão de um gerador em um shopping sob a supervisão do Corpo de Bombeiros. O exercício encenou um acidente em que 7 pessoas ficariam feridas após o equipamento, localizado no subsolo do prédio, explodir. No momento da simulação, o shopping estava fechado”, disse o site, na página em que constava a notícia da explosão.

Shopping se manifesta

Em comunicado ao NaTelinha, o Shopping Tamboré desmentiu as informações da suposta explosão, afirmando o que houve de fato. “Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas”, disse a empresa. O centro comercial também deixou claro que não havia sido contatado pela emissora: “Não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido”.

Record Explosao1
O que a Record TV tratou como explosão, não passava de uma simulação de incêndio. (Foto: Reprodução)

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

“O Shopping Tamboré informa que hoje, dia 19, houve um simulado interno de incêndio, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros. Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas. Tudo para garantir o máximo de realidade e treinar o socorro em situações de emergência. O shopping está funcionando normalmente e tudo não passou de um simulado de rotina para garantir segurança aos nossos lojistas, funcionários e clientes. Quanto ao que foi erroneamente veiculado pelo Fala Brasil, na TV Record, não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido. Tão logo a matéria foi exibida, ao vivo, entramos em contato imediatamente para esclarecer os fatos”.

Reações da web

O caso repercutiu muito na web e surgiram algumas críticas para o canal de Edir Macedo. “Hoje, no Fala Brasil, a Record deu uma das maiores barrigadas [conteúdo com erros de apuração] de sua história”, comentou perfil Eplay no Twitter. “Essa emissora é uma piada”, ironizou o internauta Reinaldo. “O jornalismo da Record é a própria institucionalização das fake news”, comentou Thales Bosco, lembrando de quando o canal contou as histórias da grávida de Taubaté e da “morte” inverídica de Amin Khader. Veja as reações abaixo:

Continua depois da Publicidade