Fotojet (3)

Grey’s Anatomy: Ellen Pompeo dá razão para Katherine Heigl em polêmica nos bastidores da série: “À frente de seu tempo”

Em novo episódio do próprio podcast, nesta quarta-feira (20), a protagonista do drama médico disse que Heigl seria uma “heroína” nos dias de hoje

Katherine Heigl, intérprete de Izzie Stevens em “Grey’s Anatomy“, deixou o drama médico em 2010, depois de problemas com os produtores da série. Agora, 12 anos após o ocorrido, a protagonista do seriado, Ellen Pompeo, saiu em defesa da ex-colega de elenco, chamando-a de “heroína” por sua coragem de falar sobre as condições adversas de trabalho em “Grey’s”.

No episódio desta quarta-feira (20) de seu próprio podcast, o “Tell Me with Ellen Pompeo“, Ellen recebeu a atriz Kate Walsh e, enquanto conversavam sobre rotinas excessivas de gravações, a estrela exaltou a posição de Heigl na época. “Lembro que [Katherine] Heigl disse algo em um talk show sobre as horas insanas que estávamos trabalhando. Ela estava 100% certa. Se ela tivesse dito isso hoje, seria uma heroína completa. Mas ela estava à frente de seu tempo”, opinou.

Captura De Tela 2022 04 22 Às 13.43.03
Katherine Heigl e Ellen Pompeo em ação em “Grey’s Anatomy”. (Foto: Divulgação/ABC)

Na sequência, Ellen seguiu comentando sobre o assunto: “Ela fez uma declaração sobre nossas horas insanas e, claro, vamos bater em uma mulher e chamá-la de ‘ingrata’, por isso. Quando a verdade é que ela foi 100% honesta e estava absolutamente correto o que ela disse. Ela foi corajosa por dizer isso. Estava dizendo a verdade, não estava mentindo”.

Continua depois da Publicidade

O talk show ao qual Pompeo se referiu no episódio foi o de David Letterman. Em julho de 2009, Katherine Heigl foi convidada ao programa para divulgar o longa-metragem “A Verdade Nua e Crua” e falar sobre a temporada inédita de “Grey’s” que estava sendo gravada. Quando o apresentador quis saber sobre a nova leva de episódios, a atriz afirmou: “Vou continuar dizendo isso para deixá-los envergonhados: foram 17 horas seguidas de trabalho em um único dia. Eu acho que isso é cruel e maldoso”. Assista aqui:

As falas de Katherine repercutiram muito na imprensa, e caíram como uma bomba para Shonda Rhimes [showrunner da série na época] e os demais produtores. É válido ressaltar que o clima entre a produção e Heigl já não era dos melhores, uma vez que, no ano anterior, em 2008, a atriz se recusou a se inscrever novamente no Emmy Awards, alegando que não tinha recebido dos roteiristas um material digno de concorrer à estatueta. Em 2007, ela venceu o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel na série.

Na época que saiu da corrida à estatueta, Heigl deu uma cutucada daquelas nos roteiristas da série. “Eu não senti que eu tinha recebido material suficiente durante a temporada para garantir uma indicação ao Emmy e, num esforço para manter a integridade de tudo, retirei meu nome das candidaturas. Além disso, eu não queria tirar a oportunidade de uma atriz que recebeu conteúdos melhores“, declarou em nota.

59th Annual Emmy Awards Show
Katherine foi a primeira pessoa do elenco de “Grey’s Anatomy” a conquistar um Emmy. (Foto: Getty)

Toda essa polêmica fez com que Heigl ficasse com a fama de “antiprofissional” em Hollywood — principalmente depois de um produtor dizer ao Hollywood Reporter, em um artigo de 2013, que ela era “difícil” e “não valia a pena” de trabalhar. Em 2021, a atriz rebateu as falas do produtor. “Posso ter dito algumas coisas que você não gostou, mas depois isso se transformou em ‘ela é ingrata’, ‘ela é difícil’ e, na sequência, ‘ela não é profissional’. Qual é a sua definição de difícil? Alguém com uma opinião que você não gosta? Isso me irrita”, afirmou ao Washington Post.

Continua depois da Publicidade

A última aparição de Heigl em “Grey’s Anatomy” foi no meio da quinta temporada. Seu contrato foi finalizado 1 ano e meio antes do combinado, por conta das confusões da época. Na série, a saída deixou um grande espaço, já que a personagem havia acabado de se curar de um câncer e se casado com Alex, interpretado por Justin Chambers. No ano passado, trechos do livro que a jornalista Lynette Rice escreveu sobre a série foram divulgados, incluindo comentários da atriz sobre sua saída. Saiba aqui.

Ouça o episódio do podcast em que Ellen Pompeo fala sobre a saída de Heigl da série: