House of the Dragon: Showrunner explica cena controversa de Rhaenyra e Daemon no episódio final

Uma cena forte entre a princesa e o tio revoltou os fãs nas redes sociais

Fotojet

O episódio final de “House of the Dragon”, exibido no domingo (23), reverberou com diferentes opiniões nas redes sociais. Uma das cenas que causou polêmica entre os fãs da série foi a passagem entre Rhaenyra e Daemon Targaryen, quando o tio (e marido) enforca a sobrinha (e esposa) durante uma conversa privada. Na ocasião, a princesa relembra uma profecia da família que é passada de rei para herdeiro.

No livro “Fogo e Sangue”, criado por George R. R. Martin, no qual o universo foi baseado, essa polêmica cena do enforcamento não existe. Assim, alguns fãs nas redes sociais reclamaram da forma que Daemon foi retratado na série. Isso porque a produção optou por mostrar traços mais cruéis do personagem, que já foi definido pelo escritor como seu “Targaryen favorito“, justamente por ter atitudes tanto de vilão quanto de mocinho. Nos livros, Daemon é um pai e marido amoroso, mas na atração da HBO, essas nuances do personagem não são exibidas com frequência.


Nesta segunda-feira (24), em entrevista à revista Variety, o criador da série, Ryan Condal, comentou sobre a cena polêmica em questão. “É um momento que acho surpreendente e chocante para Daemon como personagem, mas também acho que é uma daquelas coisas que foram construídas ao longo de toda a temporada. Daemon, enquanto um personagem complexo, incrivelmente carismático e profundamente interessante, também é capaz de grande escuridão. (A crueldade) Está fervendo logo abaixo da superfície”, explicou.

Quando ele descobre naquele momento que Viserys nunca acreditou nele o suficiente como seu verdadeiro herdeiro ao trono, para passar a profecia que ele claramente passou para Rhaenyra, isso o quebra. Ele amava seu irmão tão profundamente e confiava nele, mesmo com todos os problemas que eles tiveram, e Viserys nunca compartilhou isso com ele. Ele manteve (Daemon) no escuro, e isso quebra Daemon. Em vez de reagir com pesar ou tristeza, que você vê nele mais tarde, ele reage com raiva, e desconta isso na Rhaenyra”, justificou Condal.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Ryan ainda comentou como o intérprete de Daemon, Matt Smith, tem transformado o personagem em alguém “icônico” e contribuído para sua popularidade nas redes sociais. “Daemon é um personagem atraente. Ele é incrivelmente carismático. Ele é interpretado por um ator muito bonito que é o Matt Smith. Eu entendo por que ele tem um super fandom construído em torno dele. Eu entendo totalmente. Mas isso não significa que Daemon seja irrepreensivelmente heroico. Daemon fez algumas coisas realmente horríveis. Ele continuará a fazer coisas realmente horríveis”, avaliou o showrunner.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques