[Alerta de Spoilers] Essa foi por muito pouco! Quem assistiu aos últimos episódios liberados de “Stranger Things” pela Netflix pôde respirar aliviado ao saber que Max (Sadie Sink) não morreu nas mãos de Vecna (Jamie Campbell Bower). A menina termina a temporada em coma, o que deixou os fãs cheios de esperança da personagem acordar na próxima etapa da série. No entanto, o que os irmãos Duffer, criadores da atração, revelaram neste sábado (9), é que a ideia original não era essa…
Segundo Ross e Matt Duffer, a morte da personagem foi discutida como uma possibilidade. “Por um tempo, isso é o que ia acontecer. Queríamos terminar com um pouco mais de ponto de interrogação no final da temporada, onde ainda está muito sombrio e não sabemos se Max vai ficar bem”, explicaram os irmãos no “Stranger Things 4 Vol. 2: Unlocked”, no canal oficial do programa no YouTube.
No último episódio, Max se oferece como isca para atrair Vecna de volta à sua mente enquanto seus amigos tentam destruir a forma física do vilão. Porém, com seu walkman quebrado durante a luta entre Lucas (Caleb McLaughlin) e Jason Carver (Manson Dye), a maldição de Vecna se completa, deixando a personagem morta por mais de um minuto até que Eleven (Millie Bobby Brown) a traga de volta à vida. Os showrunners contaram que esse será um ponto importante para a próxima temporada.
“Neste meio ano extra que tivemos [devido à pandemia], escrevemos a 5ª temporada”, explicou Matt. “Então, o fato de ela estar em coma, não posso entrar em detalhes, mas é importante que ela esteja. Isso terá um grande efeito na 5ª temporada. Então, não é uma trapaça. É incrivelmente relevante”, acrescentou ele.
Matt Duffer passou a descrever a 4ª temporada como o “Império Contra-Ataca”, referência ao Episódio V da saga Star Wars, conhecida por suas grandes reviravoltas e sentimentos de pesar na trama. “Queríamos que eles realmente perdessem. Queríamos que nossos personagens experimentassem como era”, explicou ele. “Essa foi a grande ideia da quarta temporada – que eles iriam perder. Nós íamos apresentar Vecna, e eles iriam perder para ele. Isso prepara nossos personagens para o que será o confronto final com Vecna e com o Mundo Invertido na 5ª temporada”, finalizou.
A intérprete da ruivinha, Sadie Sink, já havia compartilhado à Entertainment Weekly que não sabe qual será o futuro de sua personagem. “Definitivamente está tudo no ar agora. Estou tão animada quanto todo mundo para descobrir onde Max está e como ela está”, disse ela.
Este não é o primeiro personagem que se salva na quarta temporada. Enzo, também conhecido como Dmitri (Tom Wlaschiha), o guarda prisional russo que se torna amigo de Hopper (David Harbour), também morria no roteiro inicial e ganhou uma sobrevida graças ao carisma. “Ele acabou conseguindo”, contaram os criadores. “Mas isso é [o mais] radical de um afastamento da ideia original versus o que acabamos com”, explicaram.
Apesar de um ano tenso e cheio de ansiedade, “Stranger Things” terminou com a morte de apenas um personagem importante e amado, o que gerou críticas até da protagonista Millie Bobby Brown. Por mais que muitos fãs esperem algum tipo de retorno para o metalhead favorito de Hawkins, Eddie Munson (Joseph Quinn), os Duffers insistem que ele se foi para sempre. “Nós nos apaixonamos por Eddie, nos apaixonamos por Joe e pelo que Joe estava fazendo… Estava escrito, ia acontecer e sabíamos que ele tinha que morrer, mas definitivamente há uma parte de mim que deseja que ele ainda estivesse por perto para a quinta”, disse Matt. Assista à entrevista completa no vídeo abaixo:
E confira a entrevista de Hugo Gloss com Jamie Campbell Bower (Vecna) e Joseph Quinn (Eddie):