Na noite desta segunda-feira (28), Will Smith decidiu quebrar o silêncio para comentar diretamente a respeito do episódio ocorrido no Oscar 2022, transmitido ontem. Na ocasião, o agora vencedor da categoria “Melhor Ator” deu um tapão em Chris Rock, após o comediante fazer uma “piada” sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, que na verdade é resultado da doença alopecia.
Em seu Instagram, Will assumiu que a reação agressiva foi lamentável, mas admitiu que não conseguiu se segurar quando viu a doença da sua esposa sendo usada daquela forma em rede nacional. “A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente”, começou o astro, que na sequência pediu desculpas públicas para Chris Rock.
“Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade. Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo”, compartilhou.
O artista reservou uma desculpa em especial à família de Venus e Serena Williams, cuja história serviu de inspiração para o filme “King Richard: Criando Campeãs”, e rendeu ao ator um dos Oscar mais disputados da noite. “Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família [do filme] ‘King Richard’. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento”, encerrou.
Ver esta publicação no Instagram
Embora não tenha citado a situação diretamente, Will Smith fez menção à agressão durante seu discurso de agradecimento pelo prêmio de “Melhor Ator”. “Eu sei que pra fazer o que a gente faz, a gente precisa saber receber os xingamentos, saber que vão falar mal de você, saber que tem pessoas que te desrespeitam. Você precisa sorrir e fingir que tá tudo bem. […] Quero pedir desculpas à Academia, aos meus colegas indicados, esse é um momento lindo e eu não estou chorando por ter ganhado. A arte imita a vida. E eu sou igual ao pai louco, como falavam do Richard. Mas o amor faz a gente fazer coisas loucas”, declarou o artista, visivelmente emocionado.
Ver esta publicação no Instagram
Hoje mais cedo, o rapper Diddy concedeu uma entrevista ao Page Six alegando que estava nos bastidores do Oscar e que Rock e Smith já tinham “acertado os ponteiros”. “Isso não é um problema. Acabou. Posso confirmar isso”, disse. No entanto, um amigo do comediante foi ouvido pelo TMZ, e segundo ele, a informação não procedia.
O insider deu detalhes dos bastidores na cerimônia e afirmou que os dois envolvidos na confusão sequer se encontraram novamente depois do tapa. A publicação ainda relatou que o comediante não sabia sobre a doença de Jada Pinkett Smith. A polícia norte-americana revelou que Chris Rock decidiu não registrar um boletim de ocorrência contra Will.
Enquanto isso, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas subiu o tom em um novo comunicado a respeito da agressão cometida pelo astro. “A Academia condena as ações do Sr. Smith no show de ontem à noite. Nós começamos oficialmente uma revisão formal acerca do incidente, e vamos explorar outras ações e consequências mais adiante, de acordo com nossos estatutos, nossos padrões de conduta e a lei da Califórnia”, escreveu.
De acordo com o The Hollywood Reporter, é provável que Will seja suspenso da Academia. A hipótese de retirar seu Oscar de “Melhor Ator” é considerada a opção menos plausível. Mais cedo, a Academia já havia se manifestado a respeito do assunto e dito que “não tolera violência de nenhuma forma”.
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Durante a premiação, Chris Rock entrou no palco para apresentar uma das categorias, mas em seu discurso introdutório, ele fez uma “brincadeira” dizendo que Jada Pinkett Smith poderia protagonizar a sequência de “G.I. Jane”, filme em que Demi Moore raspou a cabeça para entrar no exército. Will Smith se levantou e foi até o comediante para dar um forte tapa na cara. Depois, foi possível ouvi-lo dizer: “Mantenha o nome da minha mulher fora da m*rda da tua boca!”.
Will Smith se eu já te amava, agora só aumentou 🤩 #Oscars
Chris Rock comparou Jada Smith, (que tem alopecia) com protagonista de filme que tem os cabelos raspados. O maridão não gostou da piada foi lá e meteu o tapa pic.twitter.com/8Uiat6KjgG
— Franzinha ❤️🔥 (@SFERRER_) March 28, 2022