Após ser agredido por guardas, idoso morador de rua ganha vaquinha expressiva e apoio jurídico; Motivo que levou seu Jadir a morar na rua comove as redes

Nesta semana, o caso do seu Jadir e sua cadelinha, Isabella, revoltou as redes sociais. Enquanto o senhor idoso tentava entrar no Mercadão de São José dos Campos, interior de São Paulo, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) o agrediram e o levaram para a delegacia. Com a repercussão do caso, Jadir – que estava em situação de rua – recebeu muito apoio.

Esdras Araujo, ativista da causa animal, contou que irá ajudar seu Jadir a processar os guardas municipais – que agiram de forma truculenta sem qualquer razão. “Hoje nós fomos no IML. Fizemos o exame de corpo de delito. Anexei o raio-x. Nós vamos entrar com um processo, não vai ficar assim. Não vai ficar impune. Ele não merece levar um processo por algo que ele não cometeu, nunca mereceu”, disse ele, em discurso na Câmara dos Vereadores, ao lado do senhor.

https://www.instagram.com/p/CDxG3hil_kZ/

Após seu reencontro com Isabella, Jadir e sua cachorrinha também saíram das ruas. Os dois estão hospedados provisoriamente em um hotel na cidade, onde ficarão até conseguirem uma casa própria. Além disso, uma vaquinha online foi criada para arrecadar recursos para os dois — até agora, ela já arrecadou 120 mil reais, de uma meta de 200 mil. Espera-se que o dinheiro os ajude a ter uma nova residência, bem como realizar o sonho do ex-morador de rua – que é ter um lava-rápido, para recomeçar sua vida. Espia só, que fofura:

https://www.instagram.com/p/CD0CwtVhkQK/

Continua depois da Publicidade

Jadir ainda recebeu várias mensagens de apoio, mas uma em especial, deve ter lhe tocado muito – a de seu time do coração, o Corinthians. “O Corinthians se sensibilizou com a história do seu Jadir e da Isabela, sua cachorrinha. Somos contrários a qualquer tipo de violência. Seu Jadir, você não está sozinho!”, escreveu o clube nas redes sociais, após o vídeo que viralizou na web, em que o senhor aparece usando uma camisa do time. Dá uma olhada:

https://www.instagram.com/p/CDww_cypYq9/

Depressão levou Jadir às ruas

O vereador Esdras também compartilhou um vídeo antigo de seu Jadir, no qual ele relembra o que o fez ir parar nas ruas. “Ele não foi para as ruas por drogas, nem bebidas, ele foi por depressão”, escreveu o ativista. No entanto, graças ao apoio que tem recebido, o idoso iniciará a terapia em breve. “Agora acabou, segunda-feira será sua primeira sessão com a psicóloga”, completou ele.

Continua depois da Publicidade

No vídeo, gravado em janeiro, Jadir contou que perdeu todo o sentido da vida quando perdeu sua esposa, em decorrência de um AVC. “Eu me perdi, cara. Minha cabeça tá perdida depois que eu perdi minha mãe e a minha esposa… Sabe assim, parece que apagou os sonhos. Eu não sonho mais”, disse. “Minha esposa faleceu, teve um AVC, e eu desisti. Mas quero voltar a ter uma vida, sonhar. Sem sonhar, a gente não vive”, comentou ele.

Questionado se não sentia a tristeza por estar na rua, o dono da cadelinha Isabella falou que ainda sofria pela saudade de seus entes queridos. “Eu choro pela minha mãe, pela minha esposa, pela saudade. Eu não gosto nem de falar, porque já dá vontade de chorar e eu não quero chorar. Não quero chorar”, declarou ele, ao falar sobre as partes difíceis de estar nas ruas. Assista:

https://www.instagram.com/p/CD1CJb7Fdhw/

Agora sim, sabemos que seu Jadir terá uma esperança pela frente e novos motivos para sonhar! Caso queira ajudar ou saber mais da vaquinha, clique aqui, ou então, saiba mais informações no Instagram criado para o próprio seu Jadir e Isabella, clicando aqui.

Relembre o caso

Nesta segunda-feira (10), um senhor idoso, conhecido como Jadir, foi agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A ação foi filmada por transeuntes e chocou a web pela violência na abordagem, causando revolta nas redes sociais.

Jadir foi agredido por guardas municipais em São José dos Campos, após tentar entrar no Mercadão com sua cadelinha – hábito que tinha há algum tempo. (Fotos: Reprodução/Instagram)

De acordo com o jornal Estado de Minas, Jadir teria tentado entrar no Mercadão de São José dos Campos com sua cadela, Isabella, no colo, o que seria proibido. Os guardas, então, impediram o idoso de entrar, mas agiram de forma truculenta — até mesmo depois que o senhor já havia sido detido. Em determinado momento, a cachorrinha de Jadir caiu no chão.

Continua depois da Publicidade

Nas filmagens, é possível ouvir as pessoas que assistiam à violência pedindo que os guardas não machucassem ele — e uma senhora até tenta intervir. No final, os agentes levam o idoso embora, sem Isabella.

https://www.instagram.com/p/CDtxmgNFhac/?utm_source=ig_embed

Postado por Esdras Andrade, ativista da causa animal, o vídeo causou comoção nas redes sociais e acumula, até agora, 259 mil curtidas, além de 27 mil comentários. Andrade, inclusive, ofereceu assistência jurídica para Jadir, que foi levado sozinho para a delegacia e liberado em seguida. Felizmente, o senhor conseguiu reencontrar seu animalzinho.

Continua depois da Publicidade

https://www.instagram.com/p/CDt_Ks_Fo6B/

Com a grande repercussão do incidente, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, desculpou-se pelas atitudes dos guardas nas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”, afirmou.

https://www.instagram.com/p/CDt7h6LFKDv/

Continua depois da Publicidade

Ramuth também contou qual foi a informação passada pelos agentes sobre o caso: “O que os guardas me passaram é que, ao entrar no mercado municipal, o seu Jadir insistiu em entrar com sua cachorrinha, o guarda impediu e o seu Jadir teria pegado um café e jogado em um dos guardas”. No entanto, ele deixou claro que, independente do motivo, a ação dos agentes foi exagerada. “Na minha opinião, é um excesso na abordagem de um senhor idoso e com uma cachorrinha. Por tanto, em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao seu Jadir”, disse o político, que também afirmou que o caso será investigado e a conduta dos guardas apurada. Veja abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CDuMqe8DDO2/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Confira as reações nas redes sociais:

https://twitter.com/tamyponi/status/1292919095051116549

https://twitter.com/marideandressa/status/1292911219012071426

https://twitter.com/cevanscomics/status/1292977571378933760

https://twitter.com/hannah_mattos/status/1292958177651236871