Um casal contou que sobreviveu ao acidente do balão que pegou fogo, em Santa Catarina, ao saltar do cesto e cair em uma área de vegetação que amorteceu o impacto. O engenheiro Victor Hugo Mondini Correa e a médica veterinária Laís Campos Paes foram duas das treze pessoas que saíram do com vida da tragédia. Oito vieram a óbito.
“A lama amorteceu a nossa queda. A gente conseguiu evitar mais lesões por causa dessa lama”, disse Correa à NSC TV, afiliada da TV Globo. Conforme Laís, essa foi a primeira vez dos dois voando de balão e ambos não sabiam o que estava acontecendo quando a estrutura começou a descer.
“A gente nunca tinha voado, a gente nunca tinha nem visto nenhum voo. Então a gente não sabia se aquilo era normal ou não”, disse. “A gente só ia para trás, sentindo aquele calor forte e rezando para que aquele cilindro não estourasse”, acrescentou o engenheiro.
Ele ainda apontou como todos foram impactados pelo acidente. “A gente sabe que vai lembrar disso a vida inteira. Isso não vai sair da cabeça, não existe essa função de deletar, né? E é isso. A gente vai aos poucos organizando a cabeça para poder seguir em frente, agradecendo por estarmos vivos, mas muito tristes pelas pessoas que não conseguiram”, afirmou.

Segundo a Polícia Civil, um maçarico teria iniciado as chamas. A mesma versão foi contada pelo piloto do balão, em depoimento às autoridades. Elves de Bem Crescêncio informou que o fogo teria atingido a capa do tanque de gás.
Inicialmente, tentou controlar o incêndio com um extintor, mas acabou não funcionado. Diante disso, realizou um pouso forçado. “Eu comecei com o pé, tentando apagar o fogo, não consegui. Peguei o extintor de incêndio que tem no balão, tirei o lacre e a hora que eu apertei ele não saiu nada de pó”, relatou.
“Eu estou com os dedos todos queimados. Tentei arrancar [o cilindro que estava pegando fogo pra jogar fora]. Na hora que ele [o balão] pousou no chão, que eu falei pro pessoal pular, eu já não tinha mais o controle. Eu pulei também, toda uma galera pulou”, acrescentou, emocionado.
Assista:
Piloto do balão que pegou fogo em SC revelou que o extintor falhou na hora da tragédia. #Fantástico pic.twitter.com/U9Y2fkBsPJ
— Bruno Guzzo® (@BrunoGuzz0) June 22, 2025
Elves destacou que foi ele quem ligou para o 190 solicitando ajuda, além do contato com ambulâncias e o Instituto Médico Legal (IML) ao constatar uma morte. Mais de 130 agentes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul participaram do resgate.
Conforme a PC, quatro pessoas morreram ao saltar do balão e outras quatro foram carbonizadas. Cinco dos treze sobreviventes foram levados ao hospital e já receberam alta. Ainda ontem, foram sepultados os corpos de sete vítimas.
Assista à íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques