Header Desfocado

Festa de aniversário com bolo e velas em ala de Covid em UPA está sob investigação em município do RN; assista ao vídeo

Uma “festa de aniversário” em ala dedicada ao tratamento de pacientes com Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró, está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, localizada no Rio Grande do Norte. A comemoração aconteceu no último domingo (6) e reuniu várias pessoas, inclusive a equipe médica e de enfermagem. 

O vídeo chocante que circula nas redes sociais mostra o paciente segurando um bolo com velas de aniversário acesas, enquanto um grupo de pessoas canta os parabéns em coro. Para piorar, uma pessoa ainda retirou a máscara de oxigênio do internado para que ele soprasse as velinhas, atitude que potencializa o risco de contaminação pela doença. Outros pacientes também estavam na ala, em maca, como mostra o material.

Depois de finalizar o parabéns, uma voz feminina deseja a melhora do estado de saúde do aniversariante. Em seguida, uma mulher avisa que vai partir o bolo e outra adverte que só receberia “quem não for diabético”. Conforme o G1, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Mossoró informou que a “festa” foi iniciativa da esposa do paciente, com participação da equipe médica, e que o bolo não foi partido no local. 

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais”, diz o comunicado.

Continua depois da Publicidade

Segundo o UOL, a pasta declarou que todos os envolvidos foram advertidos e enfrentarão processo administrativo. O diretor da unidade não estava no local no momento do ocorrido. Na terça-feira (8), o paciente foi transferido para o Hospital São Luiz, também no município, que atende a quadros graves da Covid-19. A “festa” aconteceu na UPA do bairro de Belo Horizonte.

Na última atualização da quarta-feira (9), o boletim da pandemia feito pela Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte registrou 277.143 casos de Covid-19 e 6.363 óbitos. A cidade de Mossoró teve 21.338 casos confirmados da doença e 502 vidas perdidas.