Hugo Gloss

Anos após “Ecce Homo”, restauração transforma quadro barroco da Virgem Maria em desastre e vira meme — confira resultado e reações hilárias!

A restauração do quadro de Bartolomé Esteban Murillo não deu nada certo... (Fotos: Centro De Estudios Borjanos; Reprodução)

O conselho de Narcisa deveria ser levado mais a sério: “don’t touch, it’s art!”. Nesta semana, o quadro “Imaculada Conceição”, do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo, viralizou nas redes sociais por um motivo… lamentável. Assim como a icônica “Ecce Homo”, a arte caiu nas mãos de um restaurador que, infelizmente, deixou o rosto da Virgem Maria todo desfigurado.

De acordo com o The Guardian, um colecionador de arte em Valencia, na Espanha, teria pago 1.200 euros (cerca de 7.000 reais) para que um restaurador de móveis fizesse uma limpeza e reparo na arte da Virgem Maria. Mas o que era para ser barroco, acabou se tornando algo mais para uma beleza abstrata — só barro mesmo. Foram duas as tentativas de corrigir os traços da arte… mas um resultado mais triste do que o outro. Dá uma olhada:

Agora confira de uma outra perspectiva:

Pobre Esteban Murillo, que deve estar se contorcendo neste momento… Como era de se esperar, internautas do mundo todo ficaram em choque com o retoque traumático no quadro. Imediatamente, todos se lembraram de uma outra restauração de Taubaté, na arte “Ecce Homo”, também da Espanha, que viralizou em 2018. A arte de Jesus Cristo também não foi poupada das pinceladas do caos. Olha só:

https://twitter.com/arinoert/status/1275218749562421254?s=20

Mas muita gente tentou ver o lado positivo da coisa — se é que há algum. Um perfil, por exemplo, já entendeu o conceito por trás da arte: era só as diferentes fases da Virgem Maria! Ok, vamos fingir.

https://twitter.com/FabioPilger/status/1275512482182938626?s=20

Teve também os que já pensaram nas comparações, para além da desastrosa “Ecce Homo”, como os que imaginaram que o trabalho de restauração nada mais era do que o efeito daquele aplicativo que muda o rosto das pessoas, sabe?

https://twitter.com/JosssGar/status/1275352482026323970?s=20

Outra arte inusitada, a estátua de Cristiano Ronaldo, também ficou emocionada ao passar o bastão para o novo meme artístico.

Alguns levantaram possibilidades sobre o que teria acontecido com a arte de Murillo… Por exemplo, será que quem estava por trás do quadro 3.0 da Virgem Maria seria o Mr. Bean?

Ou então, será que a senhorinha responsável pelo “Ecce Homo” entregou um novo item do seu portfólio?

De repente, foi um toque sutil do Expressionismo de Edvard Munch, de “O Grito”…

Fato é que podemos definir muito bem o que aconteceu: o sonho deu tudo errado!

https://twitter.com/Eunaoexisto13/status/1275474703075901440?s=20

Resposta dos experts

Como se sabe, essa não é a primeira vez que uma restauração tem um resultado desastroso. Por conta disso, os especialistas em conservação de arte na Espanha estão pedindo por um endurecimento nas leis e normas quanto à restauração de obras de arte. Fernando Carrera, professor na Escola de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Galícia, defendeu que esses casos deveriam ser conduzidos apenas por profissionais treinados.

“Eu não acho que essa pessoa – ou essas pessoas – deveriam ser consideradas como restauradores”, disse ele. “Vamos ser honestos: eles são pessoas que fazem gambiarras e que fazem as coisas mal feitas. Eles destroem as coisas”, opinou ele, em entrevista ao The Guardian.

Em todo caso, olhamos e gritamos: ARTISTAS! Nem que seja só pela piada…

Sair da versão mobile