Neste domingo (26), familiares e amigos se reuniram em Holbrook, em Long Island, Nova York, para o último adeus à youtuber Gabby Petito. A cerimônia, que aconteceu na região em que a garota cresceu, também foi aberta ao público, que acompanhou e lamentou o caso de perto. No entanto, foi ainda mais triste para a família Petito, já que o corpo da jovem não estava lá.
Segundo informações da Fox News, o desejo dos familiares era de cremar os restos mortais da influencer, encontrados no domingo anterior, 19 de setembro, na Floresta Nacional Bridger-Teton, em Wyoming – local que Petito visitou durante sua viagem com Brian Laundrie, o ex-noivo que continua foragido. Infelizmente para a família, a cremação foi adiada devido às investigações do FBI.
Mesmo depois do falecimento de Gabby ter sido classificado como homicídio pelos médicos legistas de Wyoming, a organização continua buscando respostas sobre a forma como ela foi assassinada. Por conta disso, o corpo não foi liberado a tempo do funeral, que ocorreu com uma urna vazia.
O momento solene foi marcado pela comoção de todos os que estavam presentes e foi transmitido, ao vivo, por diversos canais de televisão dos EUA – entre eles a própria Fox News e a CNN. Caminhões de bombeiros foram posicionados em cada lado da casa funerária, cada um com sua escada estendida – uma homenagem prestada pelos socorristas. Já do outro lado da rua, uma cerca de arame estava adornada com pôsteres com a imagem de Petito e mensagens como “Ela tocou o mundo”.
Dentro da funerária, arranjos florais e fotos da infância e adolescência de Petito cobriam as paredes, e os presentes foram recebidos com um cartaz com um poema intitulado “Let it Be” (Deixe estar, em português), que começava com a frase: “Não sofra por mim, pois sou livre”. Que tristeza…
Durante a cerimônia, amigos e antigos colegas de trabalho relembraram momentos com a youtuber. Lexi Ruiz, que trabalhou com Petito em um café, detalhou o dia a dia com a loira. “Ela sempre estava disposta a ajudar outra pessoa. Ela era uma luz … É bom ver tantas pessoas se reunirem e apoiarem sua família”, disse Lexi. Já Desiree Keeffe, uma amiga da mãe de Petito, pontuou que a garota era uma “bela alma”. “Ela só deu amor. Ela era simplesmente uma alma linda. Ela tocou a todos como ela fez agora”, concluiu. Clique aqui para ver mais fotos.
O pai de Gabby, Joe Petito, também fez um lindo e emocionante discurso. “Ela sempre quis sair e fazer coisas, como mergulhar com meu tio, ou comigo, ou fazer caminhadas na trilha dos Apalaches, surfar nas dunas de areia do Colorado… Ela teve algumas experiências selvagens que eu só gostaria de experimentar. Ver aquele tipo de alegria que a trouxe e a coragem necessária para isso em uma idade tão jovem… Gostaria que vocês dessem uma olhada nesses vídeos e quero que se inspirem neles”, pediu, antes de exibir uma compilação das aventuras de Gabby.
“Quando vocês saírem daqui hoje, inspirem-se com o que ela trouxe para o mundo – porque todo o planeta sabe o nome dessa mulher agora. Eu não poderia estar mais orgulhoso como pai”, declarou Joe, que relembrou, ainda, a maneira como a filha vivia, sendo sempre gentil e amando a todos. Para concluir, ele alertou sobre a necessidade de sair de um relacionamento que não está indo bem – uma clara referência ao foragido Brian Laundrie, considerado pelo FBI como o maior suspeito na morte de Gabby.
Já o padrasto da jovem, Jim Schmidt, revelou que ela o ensinou a importância de criar memórias com a família e entes queridos e que isso era “melhor do que ganhar dinheiro”. Assista: