Novos desdobramentos… Nesta quinta-feira (21), o mundo ficou chocado com o acidente trágico que aconteceu no set de filmagem do longa “Rust”, que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e feriu o diretor do filme, Joel Souza, de 48. Hoje (22), o sindicato que representa atores, técnicos de cinema e fabricantes de adereços, nos Estados Unidos, emitiu um comunicado dando mais detalhes sobre a arma que foi usada pelo ator Alec Baldwin e ocasionou o triste incidente.
O comunicado declarou que a arma tinha munição cenográfica e dispara projéteis, chamada na indústria cinematográfica de “live ammunition”. Segundo o sindicato, esse tipo de recurso para as filmagens tem um “uso controlado”, uma vez que seu disparo ativa efeitos especiais ou então atinge objetos colocados nas cenas. A “live ammunition” é diferente da “blank ammunition”, com as já conhecidas balas de festim. A organização relatou ainda que havia munição cenográfica de uso restrito na arma usada para as gravações.
“Uma única bala de ‘live ammunition’ foi disparada acidentalmente no set pelo ator principal [Alec Baldwin], atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins”, afirmou o sindicato no e-mail divulgado pelo Los Angeles Times. A declaração ainda acrescentou que os adereços, decoração de cenários, efeitos especiais e construções do filme “Rust” foram desenvolvidos por uma equipe do Novo México, onde o longa estava sendo produzido. A apuração feita pela organização apontou que os profissionais envolvidos nestas funções não fazem parte do sindicato.
No entanto, estas informações não foram confirmadas pelas autoridades responsáveis pela investigação. Em entrevista ao Deadline, Juan Rios, porta-voz do gabinete do xerife do condado de Santa Fé, relatou que a perícia forense não havia começado para dar qualquer tipo de detalhe a respeito dessas questões. O oficial explicou que o tiroteio aconteceu no meio de uma cena que estava sendo ensaiada ou filmada no Rancho Bonanza Creek. “Estamos tentando determinar, agora, como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo”, destacou, acrescentando que nenhuma acusação foi feita e apenas foram coletados depoimentos dos profissionais que estavam no set para entender o que aconteceu.
Entenda o caso
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente ocorrido nessa quinta-feira (21), no set de filmagens de “Rust” – faroeste estrelado por Alec Baldwin, gravado no Novo México, EUA. Através de um comunicado oficial, a polícia de Santa Fé confirmou que o protagonista do longa foi responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.
“Os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para o Rancho Bonanza Creek, quando uma ligação do 911 relatou um tiroteio no set de filmagem do faroeste ‘Rust’. O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, diz a nota.
De acordo com as autoridades locais, Hutchins chegou a ser levada de helicóptero até o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos. Souza, por sua vez, foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde permaneceu até a manhã dessa sexta-feira (22), para receber tratamento após ser atingido no ombro pelo disparo.
A confirmação de que o diretor recebeu alta veio da atriz e membro do elenco de “Rust”, Frances Fischer, que respondeu a um tuíte de Patricia Arquette, lamentando a tragédia. “Meus sentimentos à família de Halyna Hutchins. Que perda devastadora. Envio boas energias ao Joel Souza. Tenho certeza que todos estão em pedaços. Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica que matou a diretora e feriu o diretor”, escreveu ela. “O diretor Joel Souza me disse que já saiu do hospital”, avisou Fischer.
A produção do longa foi paralisada. Segundo o Deadline, Baldwin chegou a depor ainda ontem e foi liberado. A revista People divulgou uma imagem em que o ator aparece “perturbado e em lágrimas” no set, enquanto falava ao telefone. Um porta-voz do artista também chegou a comentar o episódio, de forma breve. “Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse à publicação.
“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Alec, que também tem no elenco Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”). Baldwin interpreta o personagem que dá o nome à produção, que se passa no Kansas de 1880. Rust é o avô fora da lei de um menino de 13 anos condenado por um assassinato acidental.
Alec Baldwin se manifesta
Nesta sexta-feira (22), Alec Baldwin se manifestou publicamente pela primeira vez. Em seu Twitter, o ator lamentou e se disse “chocado” com o acontecido, que culminou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. “Não existem palavras para traduzir meu choque e minha tristeza em relação a esse trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa profundamente admirada colega. Estou cooperando totalmente com a investigação da polícia para entender como essa tragédia ocorreu“, escreveu o astro.
1-
There are no words to convey my shock and sadness regarding the tragic accident that took the life of Halyna Hutchins, a wife, mother and deeply admired colleague of ours. I’m fully cooperating with the police investigation to address how this tragedy occurred and— AlecBaldwin(HABF) (@AlecBaldwin) October 22, 2021
“Estou em contato com seu marido, oferecendo meu apoio para ele e sua família. Meu coração está quebrado por seu marido, seu filho, e todos que conheciam e amavam Halyna“, finalizou o comunicado.
2- I am in touch with her husband, offering my support to him and his family. My heart is broken for her husband, their son, and all who knew and loved Halyna.
— AlecBaldwin(HABF) (@AlecBaldwin) October 22, 2021