Jensen Ackles discute a preparação de armas em Rust. (Fotos: Getty)

Alec Baldwin: Ator Jensen Ackles revelou como funcionava o treinamento com armas de fogo no set de filmagens de “Rust” dias antes de tragédia; assista

Nesta sexta-feira (22), o New York Post, recuperou um vídeo em que o ator Jensen Ackles discutia a preparação de armas do filme “Rust“, dias antes da tragédia em que um tiro acidental matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins. Ackles é conhecido pelo seu papel na série “Supernatural” e está no elenco do filme ao lado de Alec Baldwin, protagonista do longa e autor do disparo.

Em uma convenção ligada à série da CW no dia 17 de outubro, o ator deu uma breve explicação sobre a preparação para usar armas de fogo dentro do cenário. “Eu tenho um compromisso amanhã para gravar um grande tiroteio. Eles me pediram para escolher minha arma. O dono das armas falou: ‘Muito bem, que arma você gostaria?’, e eu disse: ‘Não sei?’, ‘Você tem alguma experiência com armas?’, e eu disse ‘Um pouco'”, contou.

Jensen Ackles está no elenco do filme ao lado de Alec Baldwin. (Reprodução/Instagram)
Jensen Ackles está no elenco do filme ao lado de Alec Baldwin. (Reprodução/Instagram)

“Ele falou: ‘É assim que você carrega [a arma], cheque se está seguro e verifique se puxou o ‘martelo’ até o final antes de apontar para o alvo'”, disse o ator, que ainda relatou uma rodada de disparos em direção a “uma colina” como forma de treinamento. “Tudo bem, entendi”, respondeu Jensen Ackles. Assista:

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente ocorrido nessa quinta-feira (21), no set de filmagens de “Rust” – faroeste estreado por Alec Baldwin, gravado no Novo México, EUA. Através de um comunicado oficial, a polícia de Santa Fé confirmou que o protagonista do longa foi responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.

“Os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para o Rancho Bonanza Creek, quando uma ligação do 911 relatou um tiroteio no set de filmagem do faroeste ‘Rust’. O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, diz a nota.

Fotojet (23)
Halyna Hutchins e Joel Souza. (Foto: Getty/Reprodução/IMDB)

De acordo com as autoridades locais, Hutchins chegou a ser levada de helicóptero até o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos. Souza, por sua vez, foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde permaneceu até a manhã dessa sexta-feira (22), para receber tratamento após ser atingido no ombro pelo disparo.

A confirmação de que o diretor recebeu alta veio da atriz e membro do elenco de “Rust”, Frances Fischer, que respondeu a um tuíte de Patricia Arquette, lamentando a tragédia. “Meus sentimentos à família de Halyna Hutchins. Que perda devastadora. Envio boas energias ao Joel Souza. Tenho certeza que todos estão em pedaços. Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica que matou a diretora e feriu o diretor”, escreveu ela. “O diretor Joel Souza me disse que já saiu do hospital”, avisou Fischer.

Ainda de acordo com a polícia de Santa Fé, o disparo teria acontecido durante uma das cenas, mas ainda não se sabe se esta fazia parte dos ensaios ou se foi de fato gravada. “Detetives estão buscando como e que tipo de munição foi disparado. Esta investigação permanece aberta e ativa. Nenhuma acusação foi apresentada em relação a este incidente. As testemunhas continuam a ser entrevistadas por oficiais”, informou.

Continua depois da Publicidade

A produção do longa foi paralisada. Segundo o Deadline, Baldwin chegou a depor ainda ontem e foi liberado. A revista People divulgou uma imagem em que o ator aparece “perturbado e em lágrimas” no set, enquanto falava ao telefone. Um porta-voz do artista também chegou a comentar o episódio, de forma breve. “Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse à publicação.

Alec
Ontem, pela manhã, o ator chegou a publicar uma foto no Instagram, em que aparecia caracterizado no set e com sangue em suas vestes. A publicação, entretanto, foi apagada após a tragédia. (Foto: Reprodução/Instagram)

“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Alec, que também tem no elenco Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”). Baldwin interpreta o personagem que dá o nome à produção, que se passa no Kansas de 1880. Rust é o avô fora da lei de um menino de 13 anos condenado por um assassinato acidental.