Billie Eilish usou os stories do seu Instagram nesta segunda-feira (21), para se desculpar diante de uma polêmica envolvendo o seu nome. Em um vídeo, que ressurgiu na internet recentemente, a cantora aparece usando uma palavra ofensiva aos asiáticos. Eilish ainda foi acusada de fazer uma imitação pejorativa do sotaque deles. Em uma carta aberta, a artista alegou que estava sendo taxada de uma coisa que não é.
Na gravação que circula no Tik Tok e revoltou os fãs de Billie, a jovem canta a música “Fish”, de Tyler, the Creator. Em certo momento, ela usa a palavra “ch*nk”, uma gíria empregada para ofender pessoas de origem asiática. Em outra parte, a cantora aparece falando palavras aleatórias rapidamente, o que foi interpretado por algumas pessoas como uma imitação do sotaque chinês. Mas Billie garante que não era esse o caso.
A letra da própria canção, inclusive, carrega a ofensa. O trecho em questão diz: “Slip it in her drink and in the blink of an eye, I can make a white girl look ch*nk”, que, em tradução livre, seria algo como: “Coloque na bebida dela, e num piscar de olhos, eu posso fazer uma garota branca parecer uma asiática“.
@lcxvyReply to @.lisqvz #billieeilish #billieeilishcancelled lol♬ original sound – lena !!!
Em suas redes sociais, a cantora tentou se retratar sobre as postagens. “Eu amo vocês, e muitos de vocês têm me pedido para abordar isso. E isso é algo que QUERO abordar, porque estou sendo taxada como algo que não sou. Tem um vídeo editado de quando eu tinha 13 ou 14 anos, em que eu murmurei uma palavra de uma música que, na época, eu não sabia que era um termo depreciativo usado contra membros da comunidade asiática“, afirmou ela.
“Eu estou chocada e envergonhada e quero vomitar por ter pronunciado essa palavra. Essa música foi a única vez que ouvi essa palavra, pois nunca foi usada perto de mim por ninguém da minha família. Independentemente da minha ignorância e idade na época, nada minimiza o fato de que doeu. E por isso, eu lamento”, continuou.
Ela ainda citou a outra parte polêmica do vídeo. “O outro vídeo naquele clipe editado, sou eu falando em uma voz boba e sem sentido… Algo que comecei a fazer quando criança e fiz durante toda a minha vida ao falar com meus animais de estimação, amigos e família. É totalmente bobagem e apenas eu brincando, e de forma alguma é uma imitação de alguém ou qualquer idioma, sotaque ou cultura. Qualquer um que me conhece, já me viu brincando com vozes durante toda a minha vida“, justificou Eilish.
“Independentemente de como foi interpretada, não quis que nenhuma de minhas ações causasse dor a outras pessoas e me parte o coração que isso esteja sendo rotulado agora de uma forma que pode causar dor às pessoas que o ouvem. Não só acredito, mas sempre trabalhei muito para usar minha plataforma e lutar por inclusão, gentileza, tolerância, equidade e igualdade. Todos precisamos continuar tendo conversas, escutando e aprendendo. Eu escuto e amo vocês“, finalizou a artista.