Seguindo Lady Gaga, mais artistas começam a apagar das redes suas colaborações com o cantor R. Kelly, cujas várias acusações de abuso sexual foram expostas em um polêmico documentário. Segundo o TMZ, a diva Celine Dion e Chance the Rapper também retiraram as músicas em que o cantor aparecia de seus catálogos online.
De acordo com o site, “I’m Your Angel”, colaboração de Celine e R. Kelly lançada em 1998 e que alcançou o primeiro lugar no Hot 100 da Billboard, está no processo de ser removida das plataformas de streaming e lojas de música virtual. A canção, que foi indicada ao Grammy, vendeu mais de 1,5 milhões de cópias na época. O clipe também já foi apagado do Youtube.
Desde o início de janeiro, R. Kelly está no centro das atenções após a série documental “Surviving R. Kelly”, exibida nos Estados Unidos, ter explorado as décadas de abusos sexuais supostamente cometidos pelo cantor, até então um nome muito respeitado por artistas e pela indústria. Lady Gaga, que já trabalhou com ele no passado, foi a primeira a retirar a música que fizeram juntos de seu catálogo online.
Quem também já apagou a colaboração feita com R. Kelly foi Chance the Rapper. Ele, que chegou a dar seu depoimento para a série documental, também se expressou pelo Twitter. “A verdade é que qualquer um de nós que já ignorou as histórias sobre o R. Kelly ou já acreditou que o sistema estava atacando/armando contra ele (como frequentemente acontece com negros) faziam isso em detrimento de mulheres e meninas negras”, escreveu. “Peço desculpa a todas as vítimas dele por trabalhar com ele e por demorar tanto para falar sobre isso”.
— Chance The Rapper (@chancetherapper) January 6, 2019
Na última quinta-feira (10), pelas redes sociais, Lady Gaga disse estar ao lado de todas as vítimas e se desculpou por sua canção com R. Kelly, “Do What You Want”, lançada em 2013. “Não posso voltar atrás, mas posso ir adiante e apoiar mulheres, homens e pessoas de todas as identidades sexuais e de todas as raças, que são vítimas de abuso sexual. Demonstrei minha posição sobre esta questão em muitos momentos ao longo da minha carreira. Compartilho isso não para dar desculpas a mim mesma, mas para explicar. Até que aconteça contigo, você não sabe como se sente. Mas sei como me sinto agora”, escreveu.
I stand by anyone who has ever been the victim of sexual assault: pic.twitter.com/67sz4WpV3i
— Lady Gaga (@ladygaga) January 10, 2019
Outros artistas que também já se posicionaram contra R. Kelly foram John Legend, a banda Phoenix (que diz se arrepender de já ter colaborado com o cantor) e o rapper Common. Segundo a produtora de Surviving R. Kelly, alguns artistas se recusaram a participar do documentário, entre eles Jay-Z, Mary J. Blige e Lil’ Kim.
*Leia também: