Jaden e Jada Smith detonam youtuber Shane Dawson por vídeo perturbador envolvendo Willow Smith: ‘Tenho nojo de você’

Nesse final de semana, Jaden e Jada Smith manifestaram grande descontentamento com o youtuber Shane Dawson, nas redes sociais. Horas antes das críticas serem publicadas, o criador de conteúdo norte-americano compartilhou um vídeo em seu canal, se desculpando por diversas polêmicas protagonizadas por ele no passado.

Dentre elas, estavam “piadas” feitas sobre pedofilia e falas sexualizando menores de idade. Um vídeo foi resgatado no Twitter, no qual Shane fingia se masturbar ao ver um pôster de Willow Smith, que na época (2012), tinha apenas 11 anos. O hugogloss.com não disponibilizará o vídeo na matéria por ser incrivelmente desconfortável de se ver.

Continua depois da Publicidade

Irritado ao tomar conhecimento da situação, Jaden criticou duramente a postura do youtuber, que hoje tem mais de 22 milhões de inscritos na plataforma. “Shane Dawson, eu tenho nojo de você! Você sexualizou uma garota de 11 anos de idade, que no caso, é minha irmã!!! Isso é a coisa mais distante possível do humor e não é aceitável de nenhuma forma”, esbravejou Jaden em seu perfil.

Logo em seguida, veio o desabafo de Jada, que não parece ter acreditado no discurso de arrependimento de Dawson. “Shane Dawson… Estou farta de suas desculpas”, escreveu a esposa de Will Smith, recebendo um retuíte do filho.

Para completar, o irmão de Willow ainda mencionou outra situação problemática recorrente em vídeos antigos do youtuber. “Esse cara também fazia blackface regularmente. Como jovens, precisamos apoiar criadores que apoiem a nós e a nossa moral. Isso não está certo”, avisou, sobre a ultrapassada prática de pintar o rosto de preto ou marrom para representar pessoas negras.

Ao longo dos últimos dias, Shane vem perdendo muitos seguidores e patrocinadores por conta da descoberta de tais vídeos, como a situação envolvendo Willow, e outras gravações fazendo uso de blackface. Sem tratar diretamente do caso de Smith, o criador se manifestou sobre as polêmicas em uma publicação intitulada “Assumindo responsabilidade”.

Esse não foi o primeiro pedido público de desculpas feito por Dawson, mas o rapaz avaliou este como sendo o mais sincero de todos. “Fiz muitas coisas no passado que odeio, que gostaria que desaparecessem, que tentei apagar ao excluir vídeos ou desmarcar do meu Instagram…. literalmente, fiz tudo o que podia para fingir que as coisas não aconteceram. Sim, pedi desculpas por muitas delas, mas tenho 31, quase 32 anos hoje, e vejo que aquelas desculpas são uma porcaria. Eu não sei mais quem é aquela pessoa”, disse sobre si mesmo.

Em seguida, o influenciador admitiu o erro ao imitar pessoas negras, pintando o rosto. “Blackface era algo que eu fazia muito no meu canal. Não tem desculpas, literalmente nenhuma desculpa. Eu fiz há seis anos e sabia que era errado, não queria ter feito, mas não fiz o dever de casa. Não me informei sobre a história e porque é errado. Eu achava que estava sendo engraçado. Eu amo pessoas negras, não sou racista. Eu estava tentando ser engraçado”, se contradisse.

“Me perdoem. Me desculpem se eu normalizei o blackface ou a palavra com N (“nigga”, termo considerado extremamente racista nos EUA). Não é uma palavra engraçada, especialmente para uma pessoa branca dizer. Eu, como pessoa branca, usando uma peruca, interpretando um personagem, fazendo estereótipos e depois dizendo a palavra com N é algo pelo qual eu provavelmente deveria ter perdido minha carreira na época, e não há desculpas que possam reverter isso… Eu estava apenas sendo outro cara branco que consegue se safar de qualquer coisa”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Por fim, o criador de conteúdo se lamentou sobre as falas sexualizando crianças. “Juntaram pedaços de um podcast meu, no qual eu dizia que pedofilia era errado, e fizeram parecer que eu estava dizendo que era normal. Isso é horrível, e eu não deveria ter brincado jamais com esse assunto. Me desculpem se se ofenderam com isso (…) Eu juro pela minha vida, que eu sou uma pessoa que jamais falaria verdadeiramente de uma criança de alguma maneira inapropriada. Isso é nojento, não é algo que eu faria. Foi algo que eu fiz para chocar, ou porque achava que era engraçado. Isso tudo é grotesco e eu prometo que esse não sou eu”, concluiu.

Assista ao vídeo de Shane na íntegra: