Jenna Marbles anuncia pausa em canal após 10 anos; Youtuber foi acusada de racismo por vídeos antigos: “Estou envergonhada do que fiz” — assista!

Nesta quinta-feira (25), a youtuber Jenna Marbles anunciou que dará uma pausa em seu canal no YouTube. Após críticas e reclamações sobre vídeos de anos atrás com teor preconceituoso e racista, ela decidiu deixar a plataforma. A influencer assumiu os erros num longo desabafo e pediu desculpas pelo conteúdo – que ofendeu diversas pessoas.

Jenna optou por um hiato após dez anos do canal. Durante o período, ela conquistou 20 milhões de seguidores. “Eu acho que eu apenas vou deixar esse canal, por enquanto… Eu não sei se é pra sempre. Não sei por quanto tempo isso vai durar… Quero ter certeza de que as coisas que eu divulguei para o mundo todo não estejam ofendendo ninguém”, informou ela num vídeo, citando as antigas filmagens como “coisas das quais não tenho orgulho”.

Jenna Marbles pediu desculpas pelos vídeos preconceituosos e se disse envergonhada por eles. (Foto: Reprodução/YouTube)

Marbles contou que já arquivou a grande maioria de seus vídeos. “Sinto muito se qualquer um [dos meus vídeos antigos] guarda alguma nostalgia pra você, mas eu literalmente não quero publicar coisas negativas para o mundo… Eu acho que é difícil que esse conteúdo ainda exista… Ele ofende pessoas agora e, se esse é o caso, em que pessoas assistem a isso e ficam ofendidas, eu não quero que isso esteja disponível”, acrescentou.

Jenna mostrou alguns dos conteúdos nos quais fez piadas ofensivas. Dentre eles, estava uma imitação de Nicki Minaj, publicada em 2011, no qual ela usou a técnica racista do “blackface” – pintando seu rosto de preto. Em outro vídeo do mesmo ano, a influencer debochava da cultura asiática e ela mesma reconhecia: “Desculpa, isso foi racista”. A youtuber também lamentou uma série de vídeos em que dizia “O que meninos fazem” e “O que meninas fazem”.  “Porque eu acho que fazer piadas sobre gênero não é engraçado”, justificou. Confira:

Em vídeos de 2011 (já deletados), Jenna Marbles debochou da cultura asiática e fez “blackface” numa imitação de Nicki Minaj. (Fotos: Reprodução/YouTube)

Por todas essas questões, Jenna confessou: “Estou envergonhada das coisas que eu disse e fiz no passado”. Após o anúncio do hiato, ela ainda mencionou que está buscando evoluir. “Eu tentei o meu melhor para crescer e [evoluir como pessoa], lutando para fazer um conteúdo engraçado, inclusivo, coisas que não ofendam ou deixem pessoas chateadas”, afirmou ela, que já foi indicada duas vezes ao “People’s Choice Awards”.

Assista ao vídeo na íntegra aqui: