Marina Ruy Walcyr

Marina Ruy Barbosa conta por que se recusou a raspar cabelo em novela, e revela conversa com Walcyr Carrasco

A atriz reviveu uma das maiores polêmicas de sua carreira, quando estava na novela “Amor à Vida”, e falou sobre um recente acerto de contas

Uma das maiores polêmicas da carreira de Marina Ruy Barbosa ocorreu em 2013, aos 17 anos, quando a atriz se recusou a raspar o cabelo para a novela “Amor à Vida”. A situação acabou rendendo um atrito entre ela e o autor do folhetim, Walcyr Carrasco. Em entrevista ao caderno “Ela” do jornal “O Globo”, a atriz explicou sua decisão e revelou detalhes de uma recente conversa que teve com Walcyr.

Segundo Marina, aos poucos, a trama foi ganhando rumos diferentes do que haviam lhe informado. “Na verdade, tinha sido combinado uma coisa e a história estava caminhando para outra. Quando fui convidada, foi me dito que iríamos fazer uma campanha alertando sobre o câncer linfático, que eu seria uma das protagonistas… Enfim, seria uma ação forte e que talvez eu teria que raspar os fios num determinado momento. Mas isso seria conversado. Só que tudo foi mudando e eu entendo, pois se travava de uma obra aberta”, lembrou ela.

Continua depois da Publicidade

Então, veio a hora em que a artista teria de raspar a cabeça, sem muitas explicações, enquanto sua personagem nem aparecia em tantas cenas. “De repente, chegou a cena que teria que raspar os cabelos, até num tom cômico. Só que fiquei sabendo que teria uma passagem de tempo na sequência e que eu apareceria de peruca. Fui questionar o porquê. Não estava vendo sentido nisso”, explicou a atriz.

"tre Piani (three Floors)" Red Carpet The 74th Annual Cannes Film Festival
Marina Ruy Barbosa explicou por que recusou-se a raspar seu cabelo em 2013, quando tinha 17 anos, para a novela “Amor à Vida”. (Foto: Getty)

Ruy Barbosa mencionou que, caso sua personagem seguisse assim, ela até entenderia melhor a decisão: “Se fosse para raspar os cabelos, eu ia querer ficar até o final careca”. Como não era esse o caso, ela e a direção da TV Globo acabaram decidindo não tocar nos cabelos. “No fim, não raspar os cabelos foi uma decisão em conjunto com a direção da Globo. Não fazia sentido a ação dentro do que estava sendo proposto. Parecia sensacionalismo. Eu não precisava raspar os cabelos para provar que eu era atriz”, declarou.

Continua depois da Publicidade

Na época, Marina não pôde conversar com Walcyr… Mas o acerto de contas veio recentemente, durante a pandemia. “Não existia muito essa ligação. O autor era como um deus. Há um ano e meio, resolvi esclarecer essa situação. Consegui o telefone de Walcyr e liguei. Disse que não nos falamos, mas que eu tinha muito respeito por ele e era grata a todas as oportunidades”, detalhou.

De acordo com Marina, eles até mesmo expressaram o desejo de trabalharem juntos outra vez. “Walcyr falou que realmente faltou comunicação e que adoraria trabalhar comigo novamente. E eu também deixei claro que era recíproco. Sofri muito, mas agora percebo que não precisava ter sido assim”, reconheceu Ruy Barbosa.

Marina interpretava a jovem Nicole em “Amor à Vida” – uma herdeira rica e poderosa que volta ao Brasil após perder os pais e os avós. O drama ainda foi além, quando a personagem descobriu um câncer de um tipo agressivo e em estágio avançado, com a dolorosa notícia de que só teria mais seis meses de vida. Enquanto o tratamento evoluía, seus cabelos começaram a cair e ela teria de raspar de seus cabelos na véspera do casamento.

Marina Ruy Barbosa Amor A Vida
Sem raspar os cabelos, a personagem de Marina Ruy Barbosa morreu no altar em “Amor à Vida”. (Foto: Divulgação/TV Globo)

No entanto, a personagem não teve coragem, com medo de que seu noivo, Thales (Ricardo Tozzi), não a amasse mais. Por fim, os dois oficializaram os votos, mas a ex-governanta da jovem invadiu o casamento e provou que o rapaz estava traindo a ruiva. Foi então que Nicole não resistiu e faleceu ali mesmo, no altar, nos braços do marido infiel.