ouça este conteúdo
|
readme.ai
|
Após cinco dias de buscas, o corpo da atriz Naya Rivera foi encontrado nesta segunda-feira (13), no Lago Piru, na Califórnia. A estrela de “Glee”, de 33 anos, desapareceu na última quarta (8), quando saiu com o filho de quatro anos, Josey Hollis Dorsey, em um barco alugado por ela — a criança foi encontrada sozinha pelas autoridades.
Durante coletiva de imprensa feita às 18h (Horário de Brasília), o xerife Bill Ayub revelou que o corpo da atriz foi encontrado boiando na superfície do lago. “Baseado na sua localização, nas características físicas do corpo, nas vestimentas e na sua condição física – assim como no fato de que não houve nenhuma outra pessoa desaparecida – estamos certos de que o corpo pertence à Naya Rivera. Ela foi encontrada na região noroeste do lago”, afirmou.
Segundo Ayub, o corpo será encaminhado para uma autópsia que determinará a causa de sua morte, mas o oficial confirmou que não há indícios de suicídio. Em seu pronunciamento, Ayub ainda mandou condolências à família Rivera, assim como os sentimentos aos seus amigos e milhões de fãs.
The news conference has concluded. Sheriff Ayub has confirmed the body recovered at Lake Piru today was Naya Rivera. Our hearts go out to her family, friends and fans during this difficult time. An autopsy will be performed to determine the cause of her death.
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 13, 2020
O xerife também deu mais detalhes das investigações, citando o relato do pequeno Josey de quando viu a mãe sumindo na água. “Por conversas que tivemos com Josey, sabemos que Naya e o filho estavam nadando juntos no lago. Em algum ponto dessa jornada, ele recebeu a ajuda de Naya para subir no barco. Ele contou aos investigadores que olhou para trás, e a viu desaparecendo”, declarou Ayub, explicando que a região é “muito difícil para mergulhadores por causa dos detritos no fundo”. Assista ao vídeo aqui:
No início da tarde de hoje, a equipe responsável pelo resgate da atriz havia anunciado que um corpo tinha sido encontrado no lago, e que sua retirada já estava em andamento. A polícia do condado de Ventura, então, organizou a coletiva de imprensa para divulgar mais detalhes ao público – confirmando posteriormente a identidade de Naya Rivera.
Happening now: A body has been found at Lake Piru this morning. The recovery is in progress. A news conference will take place at 2 pm at the lake.
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 13, 2020
Segundo o Los Angeles Times, o lago Piru é notório pelos diversos casos de afogamento, graças às condições do local: as temperaturas baixas podem sobrecarregar os nadadores, e os ventos fortes são suficientemente poderosos para virar um barco pequeno.
O antigo gerente do parque, Douglas West, disse que já houve muitos afogamentos durante seus 23 anos lá. A maioria envolvia nadadores inexperientes, que não usavam colete salva-vidas, e eram muito confiantes sobre suas habilidades de nadar em áreas restritas do lago. “A única coisa que eu posso enfatizar é que se os nadadores estão na água, eles precisam usar um dispositivo para flutuar, mesmo que saibam como nadar. Isso salvará a vida deles”, afirmou West.
O oficial Chris Dyer, da delegacia de Ventura County, disse na quinta (9) que Rivera já tinha estado no lago antes, apesar de suas habilidades como nadadora serem desconhecidas. Ela deixou o colete salva-vidas no barco.
Acidente é a hipótese mais provável
Em entrevista para a revista People, o sargento Kevin Donoghue, que coordenava as buscas, revelou que não há qualquer indício para acreditar que Naya tenha se suicidado. “Entrevistamos o filho dela e concluímos não há nada que sugerisse que isso era suicídio. Tudo o que investigamos até agora leva a crer que seja algum tipo de acidente de lazer na água”, explicou ele, neste fim de semana.
Apesar dessa primeira conclusão, o oficial admitiu que o caso ainda deixa muitas dúvidas no ar. “Dizer definitivamente o que realmente aconteceu, não conseguimos dizer. Nós simplesmente não sabemos, é um mistério. Ainda estamos investigando, pesquisando. Estamos tentando descobrir pistas à medida que avançamos. Mas até agora, realmente não temos muitas informações para adivinhar o que poderia ter acontecido”, ponderou.
Família de Naya em choque
De acordo com a People, família e conhecidos de Naya estavam completamente chocados com a situação. “Todo mundo está incrédulo”, disse uma fonte à revista, acrescentando que algumas semanas atrás, a atriz estava “feliz, ocupada, vivendo a vida”. “Tempos atrás, a vida dela era toda sobre a carreira. Era sobre atuar, cantar, usar a plataforma dela para direitos iguais, empoderamento, anti-bullying — eu acho que as prioridades dela mudaram. Ela trabalhar menos não é porque não quer trabalhar, mas ela é uma mãe. O filho vem em primeiro lugar. Isso é aparente em tudo que ela posta e faz. Tudo é sobre o filho”, acrescentou o informante.
Um colega de apartamento de Ryan Dorsey, ex-marido de Naya e pai de Josey, contou que o ator correu para encontrar o filho assim que soube do ocorrido. “Ryan foi para lá assim que o filho deles foi encontrado, para cuidar dele. Ele já tinha ido embora quando eu cheguei em casa na quarta-feira”, disse ao DailyMail. “Naya estava em Los Angeles trabalhando, mas eu não sei onde ela estava morando. […] Naya não estava em contato com [Ryan]. Ela não contou a ele o que estava fazendo. Ele não tinha ideia”, acrescentou.
Homenagem
Mais cedo, ainda nesta segunda-feira (13), um grupo de pessoas foi visto às margens do Lago Piru, de mãos dadas, olhando para as águas. O registro da homenagem foi feito pela emissora ABC e, para alguns fãs, essas pessoas seriam familiares de Naya, e antigos colegas de elenco em “Glee”. Internautas reconheceram Heather Morris, Amber Riley, Kevin McHale e Chris Colfer. Dá uma olhada:
Kevin, Heather, Amber, Chris e a familia de Naya
essa imagem me emocionou tanto, não queria que terminasse assim, tivemos esperança até o último minuto e espero que ela esteja sentindo esse amor onde quer que esteja.
Te amamos pra sempre, Naya. Jamais te esqueceremos. pic.twitter.com/IY1OZa8WNZ
— Best of Glee BR (@Best_GleeBR) July 13, 2020
Entenda o caso trágico
A atriz de “Glee”, Naya Rivera, de 33 anos, foi dada como desaparecida na noite de quarta-feira (8). A interprete de Santana Lopez sumiu após um passeio de barco no Lago Piru, Califórnia, com o filho de 4 anos, Josey Hollis. A criança está sob cuidado dos demais familiares.
Em coletiva de imprensa, o xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, informou que oficiais estavam em busca de uma “possível vítima de afogamento”. A equipe policial atendeu a um chamado de um velejador, que disse ter visto um garoto dormindo num barco, desacompanhado de adultos.
Josey foi encontrado vestindo seu colete salva-vidas, e explicou à polícia que foi nadar com sua mãe, mas que ela nunca retornou. Ainda na embarcação, foram encontrados pertences de Rivera, como uma bolsa com documentos, e um colete salva-vidas de tamanho adulto.
Segundo um comunicado emitido pela polícia de Fillmore, Naya também foi procurada por volta das 16h38 (horário local) por trabalhadores da marina, que estranharam o atraso na devolução do barco locado às 13h, por um período de no máximo três horas.
Contando com ajuda de helicópteros, drones, embarcações e equipes de mergulho, as buscas aconteceram ao longo da tarde, e foram suspensas por volta das 23h, ao anoitecer. A investigação prosseguiram ao amanhecer de quinta-feira (9), na região, segundo publicação feita na conta oficial do Twitter da polícia de Ventura.
Hapening now: Search for possible drowning victim at Lake Piru. @VCAirUnit @fillmoresheriff on scene. SAR Dive Team and PIO on the way.
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 9, 2020
The missing person at Lake Puru has been identified as Naya Rivera, 33, of Los Angeles. SAR operation will continue at first light. @VCAirUnit @fillmoresheriff @Cal_OES pic.twitter.com/bC3qaZS3Ra
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 9, 2020
Em entrevista à CBS, o xerife Buschow explicou os motivos da pausa durante a procura. “Há muitos desafios em um reservatório desse tamanho, às vezes por conta da visibilidade. Ainda não tenho detalhes sobre a profundidade da área onde o barco foi encontrado ou quais condições eles encontram por aí”. A emissora afirmou ainda que o carro de Naya foi encontrado estacionado próximo ao local de aluguel de barcos.
A última atualização nas redes sociais de Naya foi feita na terça-feira (7). A atriz publicou uma foto dando um beijo no filho, e escreveu na legenda: “Só nós dois”. Desde o desaparecimento, colegas de profissão de Rivera demonstraram preocupação e pediram pelas orações dos fãs em publicações emocionantes. Confira clicando aqui.
Relembre a carreira de Naya Rivera
Naya Rivera tinha 33 anos e era mãe do pequeno Josey Hollis Dorsey, fruto de seu casamento com Ryan Dorsey – de quem ela se divorciou em 2018. Aos quatro anos, a artista começou sua carreira atuando na sitcom “The Royal Family”, criada por Eddie Murphy. Apesar de ter passado por outras produções, como “Step Up: High Water” e o filme “Loucuras em Família”, sem dúvida, seu papel de maior destaque foi como Santana Lopez em “Glee”.
Na atração musical, seus vocais poderosos sempre foram um dos maiores destaques. Ao longo das temporadas da série, Naya entregou performances memoráveis, como as versões de “Smooth Criminal”, o mashup de “Rumour Has It” e “Someone Like You”, a apresentação de “Valerie” (que foi sua primeira vez cantando sozinha na produção), além de “If I Die Young”, que foi apresentada em homenagem a Finn, personagem Cory Monteith – que faleceu em 13 de julho de 2013.
A estrela foi indicada quatro vezes ao “ALMA Awards” (que reconhece artistas latinos e norte-americanos) e venceu três vezes: a primeira vitória em 2011, além de ter ganhado em mais duas categorias em 2012 – “Artista Favorita da Música” e de “Melhor Atriz de Comédia de TV”. Também com “Glee”, Naya foi indicada quatro vezes ao “SAG Awards”, e venceu em 2010 o prêmio de “Melhor Elenco de Série de Comédia”. Em 2014, ela e Lea Michele venceram juntas o prêmio de “Amigas Favoritas da TV”, no “People’s Choice Awards”.
Certamente, essa artista brilhante nos fará muita falta… Deixamos nossos sentimentos à família e aos amigos de Naya Rivera, com a certeza de que sua trajetória jamais será esquecida!