Após toda a polêmica envolvendo a falta de príncipe Harry e Meghan Markle das fotos da rainha Elizabeth II durante seu pronunciamento de Natal, a transmissão com o discurso da monarca foi ao ar no Reino Unido. Apesar do neto e sua família não estarem nos porta-retratos, a rainha fez questão de citar o bisnetinho Archie Harrison!
“Duzentos anos após o nascimento da minha tataravó, Rainha Victoria, Príncipe Philip e eu estamos encantados de receber nosso oitavo bisneto na nossa família”, disse Elizabeth. E acrescentou: “É claro, no coração da história de Natal, está o nascimento de uma criança: um passo aparentemente pequeno e insignificante, ignorado por muitos em Belém. Mas com o tempo, através de seus ensinamentos e seus exemplos, Jesus Cristo mostraria ao mundo como pequenos passos tomados com fé e esperança podem superar diferenças longevas e divisões profundas para trazer harmonia e entendimento”.
Harry e Meghan receberam a aprovação da rainha para passar o Natal como uma nova família, ao lado da mãe da duquesa, Doria Ragland. Atualmente, o casal está no Canadá, dando um merecido descanso nas obrigações da realeza. Eles já tinham anunciado que tirariam férias no final do ano, em meio à preocupação que o intenso escrutínio que enfrentaram da mídia nos últimos tempos estaria os afetando.
“O duque e a duquesa de Sussex estão ansiosos para passar um tempo em família no final deste mês”, anunciou o palácio de Buckingham em novembro. “Tendo passado os últimos dois Natais em Sandringham, suas Altezas Reais passarão o feriado este ano, como uma nova família, com a mãe da duquesa, Doria Ragland. Esta decisão está alinhada com o precedente estabelecido anteriormente por outros membros da Família Real e tem o apoio de Sua Majestade, a Rainha”, concluíram.
Nesta manhã (25), Meghan e Harry postaram uma mensagem de Natal em sua conta no Instagram: “Desejando a todos um ótimo Natal”. Anteriormente, eles já haviam divulgado um cartão para comemorar a data.
https://www.instagram.com/p/B6fVWM5p16h/
Just sharing the sweetest Christmas Card from our President and Vice-President, The Duke and Duchess of Sussex. Very Merry Christmas, everyone! pic.twitter.com/McOcHALoGl
— The Queen's Commonwealth Trust (@queenscomtrust) December 23, 2019
Relembre a polêmica das fotos
Na segunda-feira (23), muitos fãs da realeza ficaram indignados com uma nova foto da rainha Elizabeth II postada nas redes sociais da família real britânica. Na imagem, feita durante o pronunciamento anual de Natal da monarca, a rainha aparecia ao lado de fotos de sua família. Nos porta-retratos, estavam o marido de “Betinha”, príncipe Philip, o filho Charles com sua esposa Camilla, e o neto William com Kate Middleton e as crianças. O pai de Elizabeth, o rei George VI, também aparecia em uma das fotos. Rapidamente, os fãs apontaram para o óbvio: príncipe Harry e Meghan Markle estavam faltando. Seria um shade da rainha?
https://www.instagram.com/p/B6bzqJSn5dr/?igshid=1n29ont9cgp3
Nos comentários, muitas pessoas se questionaram por que Harry e Meghan foram esquecidos: “Cadê a foto do Harry e da Meghan?”; “Tá faltando uma família aí”; “A rainha jogou um shade”.
De acordo com a revista Town and Country, as fotos foram pensadas com um propósito: representar não só o orgulho de Elizabeth como avó e bisavó, mas também o futuro do trono, mostrando a linha de sucessão — Charles, William e o pequeno George.
No entanto, não é novidade que Harry e Meghan estão afastados do resto da família real. Fontes próximas aos duques de Sussex afirmaram à People que o casal está se sentindo isolado do resto da família. O jornalista Tom Bradby, que os entrevistou para o documentário “Harry & Meghan: An African Journey”, chegou a descrevê-los como “magoados e vulneráveis”. Após as revelações do casal no especial televisivo, que mostrou as dificuldades de Meghan em ser uma mãe sob os holofotes e Harry admitindo seu desespero em proteger a família das críticas dos tabloides, uma fonte contou que “olhos foram abertos” a respeito do estresse emocional do casal. Porém, a relação entre os duques e o resto da família real não se tornou mais próxima como resultado.