Após polêmica, revista explica por que rainha Elizabeth II excluiu príncipe Harry e Meghan Markle em pronunciamento de Natal; entenda!

Sem tretas por aqui? Nesta segunda-feira (23), muitos fãs da realeza ficaram indignados com uma nova foto da rainha Elizabeth II postada nas redes sociais da família real britânica. Na imagem, feita durante o pronunciamento anual de Natal da monarca, a rainha aparecia ao lado de fotos de sua família. Nos porta-retratos, estavam o marido de “Betinha”, príncipe Philip, o filho Charles com sua esposa Camilla, e o neto William com Kate Middleton e as crianças. O pai de Elizabeth, o rei George VI, também aparecia em uma das fotos. Rapidamente, os fãs apontaram para o óbvio: príncipe Harry e Meghan Markle estavam faltando. Seria um shade da rainha?

De acordo com a revista Town and Country, as fotos foram pensadas com um propósito: representar não só o orgulho de Elizabeth como avó e bisavó, mas também o futuro do trono, mostrando a linha de sucessão — Charles, William e o pequeno George.

No entanto, a foto do rei George VI também teria um significado especial. Feita durante um pronunciamento do falecido monarca em 1944, a imagem mostra o rei em um de seus discursos sobre esperança para o país — algo que vai de acordo com o tema das falas da própria rainha. Conforme o palácio de Buckingham adiantou para jornalistas, o discurso de Elizabeth falará sobre as comemorações do aniversário de 75 anos do “Dia D”.

Elizabeth II durante seu pronunciamento anual de Natal. (Foto: Getty)

“No aniversário de 75 anos desta decisiva batalha, no verdadeiro espírito de reconciliação, aqueles que um dia foram inimigos se renderam para comemorar em ambos os lados do Canal da Mancha, colocando as diferenças passadas de lado”, diz Elizabeth. E acrescenta: “Ao sermos capazes de botar as diferenças de lado e avançarmos juntos, nós honramos a liberdade e a democracia que um dia foram conquistadas para nós com muito custo”. 

Continua depois da Publicidade

A rainha também faz referência ao “ano agitado” que passou. O período conturbado não foi apenas para o Reino Unido, com a saída eminente da União Europeia, mas para a família real britânica: o príncipe Philip iniciou 2019 sofrendo um acidente de trânsito e precisou ser hospitalizado. Já o filho da rainha, Andrew, se envolveu em um escândalo sexual. Para completar, príncipe Harry e Meghan Markle deixaram claro seu descontentamento com a vida na realeza durante o documentário “Harry & Meghan: An African Journey”, exibido da TV.

Relembre a polêmica das fotos

Na imagem da rainha divulgada pela realeza nas redes sociais, Elizabeth II aparece em seu escritório no palácio de Windsor, usando um vestido azul, com uma bela árvore de Natal montada no fundo. Ao lado da monarca, estão diversos porta-retratos de sua família, incluindo príncipe William e Kate Middleton com sua prole, príncipe Charles e a esposa Camilla, e o marido da rainha, Philip. Quem não estava presente nas fotos? O casal príncipe Harry e Meghan Markle, com seu filhinho Archie!

View this post on Instagram

Merry Christmas! This year The Queen's Speech was filmed in the Green Drawing Room at Windsor Castle. It will be broadcast on Christmas Day at 3pm GMT. This year also marked the 75th Anniversary of D-Day and in The Queen's Christmas Speech Her Majesty will reflect on the commemorations. "For the Seventy-Fifth Anniversary of that decisive battle, in a true spirit of reconciliation, those who had formerly been sworn enemies came together in friendly commemorations either side of the Channel, putting past differences behind them. . "By being willing to put past differences behind us and move forward together, we honour the freedom and democracy once won for us at so great a cost.” Watch The Queen's Christmas broadcast on TV, radio and online here tomorrow at 3pm GMT.

A post shared by The Royal Family (@theroyalfamily) on

Nos comentários, muitas pessoas se questionaram por que Harry e Meghan foram esquecidos: “Cadê a foto do Harry e da Meghan?”; “Tá faltando uma família aí”; “A rainha jogou um shade”.

(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

Não é novidade que Harry e Meghan estão afastados do resto da família real. Fontes próximas aos duques de Sussex afirmaram à People que o casal está se sentindo isolado do resto da família. O jornalista Tom Bradby, que os entrevistou para o especial televisivo, chegou a descrevê-los como “magoados e vulneráveis”. Após as revelações do casal no documentário, que mostrou as dificuldades de Meghan em ser uma mãe sob os holofotes e Harry admitindo seu desespero em proteger a família das críticas dos tabloides, uma fonte contou que “olhos foram abertos” a respeito do estresse emocional do casal. No entanto, a relação entre os duques e o resto da família real não se tornou mais próxima como resultado.