Nem tudo é um mar de rosas… Nesta tarde (8), Meghan Markle e príncipe Harry anunciaram seu afastamento da realeza britânica. Contudo, a notícia não pegou apenas o mundo todo de surpresa, como também chocou a própria rainha Elizabeth II. Eita!
Segundo a People, nem a monarca, nem mesmo outros membros seniores da realeza – como o próprio pai de Harry, príncipe Charles, e o irmão príncipe William – tinham noção da decisão dos duques de Sussex. “Existe uma grande dor quanto a isso”, contou um insider à publicação, sobre a surpresa na família.
Outros fatores tornaram esse “desapontamento” ainda mais forte, como o fato de o comunicado de Meghan e Harry ter sido enviado pelo email do Palácio de Buckingham, mesmo tendo sido uma nota pessoal. Além disso, ficou evidente para os membros da monarquia que esse plano já havia sido bem planejado com antecedência, visto que o casal deixou seu site preparado com muitas respostas às possíveis perguntas de todos. Tudo isso, no entanto, “era muito evitável”, segundo o informante.
Entenda o caso
Como contamos anteriormente, os rumores eram reais; após o The Sun afirmar que príncipe Harry e Meghan Markle pretendiam se mudar para o Canadá e se afastar dos holofotes da realeza, o casal usou sua conta no Instagram para confirmar as mudanças em sua rotina.
“Depois de muitos meses de reflexões e discussões internas, nós escolhemos fazer uma transição neste ano e começar a forjar um novo e progressivo papel nesta instituição”, os duques de Sussex abriram o texto, acompanhado de uma foto dos dois de mãos dadas.
De acordo com o casal, eles buscam um lugar mais tranquilo dentro da realeza, além de independência financeira. “Nós pretendemos nos afastar do posto de membros ‘seniores’ da família real britânica e trabalhar para nos tornarmos independentes financeiramente, enquanto continuamos a apoiar completamente Sua Majestade, a rainha”, afirmaram. E acrescentaram, agradecendo ao público: “É com o seu encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nós nos sentimentos preparados para fazer a mudança”.
No pronunciamento, Harry e Meghan citaram a vontade de passar mais tempo na América do Norte — provavelmente no Canadá. “Nós planejamos dividir nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever com a rainha, a Commonwealth, e nossos patrocínios. Esse balanço geográfico nos permitirá criar nosso filho com o apreço pela tradição real na qual ele nasceu, enquanto também providenciamos à nossa família o espaço para focar no próximo capítulo, incluindo o lançamento da nossa nova entidade filantrópica”, informaram.
Apesar de não darem mais detalhes, os duques afirmaram que manterão o público informado de seus próximos passos. “Nós estamos ansiosos para dividir todos os detalhes deste empolgante próximo passo a seu tempo, assim como nós continuamos a colaborar com Sua Majestade, a rainha, o príncipe de Wales, o duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, por favor, aceitem nosso profundo agradecimento por seu apoio continuo”, concluíram. Veja a publicação abaixo:
https://www.instagram.com/p/B7EaGS_Jpb9/?igshid=1vdfq3qzfxd2h
Logo após o comunicado, a rainha Elizabeth II também se pronunciou. “Discussões com o duque e a duquesa de Sussex estão nos estágios iniciais. Nós entendemos o desejo deles de adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas, que levarão tempo para serem resolvidas”, disse a nota, compartilhada pela secretaria de comunicação da rainha.
Após seu anúncio oficial sobre o afastamento da realeza, o casal disponibilizou em seu site várias respostas para os questionamentos prestes a surgir. Assim, eles explicaram como essa decisão se daria na prática – como poderiam conciliar trabalhos remunerados e ter compromissos com a monarquia. Eles também revelaram quanto a família real custa aos britânicos. Por fim, expuseram como pretendem se comunicar mais com o público, outro motivo para sua mudança. Para saber todos os detalhes, clique aqui.