Shantal sai em defesa de Mateus Verdelho após críticas por caso de violência obstétrica: “Vítima igual a mim”

A influenciadora saiu em defesa do marido quando seguidores começaram a questionar a atitude dele durante o parto da filha do casal

Shantal e Matheus Verdelho (Reprodução/Instagram)

Após o desabafo de Shantal Verdelho sobre a conduta do ginecologista e obstetra Renato Kalil, responsável por conduzir o parto de Domênica, sua segunda filha com Mateus Verdelho, alguns seguidores começaram a questionar a atitude do marido da influenciadora. Nesta semana, Shantal rebateu as críticas e falou pela primeira vez sobre as consequências para o casal.

Em uma caixinha de perguntas aberta no Instagram, um seguidor perguntou por que Matheus “não fez nada enquanto o médico ficou falando m*rda”. Ela, então, saiu em defesa do companheiro: “Parem de cobrar isso do Mateus. Ele estava em situação de vulnerabilidade tanto quanto eu. A vida e a saúde da esposa e da filha dele estavam nas mãos do médico. Ele ia fazer o que? Brigar? Deixar o clima do nascimento mais tenso ainda? Brigar pra daí o médico não cuidar bem da gente? Brigar para a culpa cair toda nele e dizerem que ele que tumultuou a sala de parto?”.

Shantal ainda revelou que o marido, que acompanhou o parto de perto, precisou procurar acompanhamento psicológico depois de tudo o que aconteceu. “Ele é vítima igual a mim. Ele está fazendo terapia por conta disso tudo, está muito abalado. Ele nem aparece mais no Instagram, que é ferramenta do trabalho e do seu sustento”, disse.

(Foto: Reprodução/ Instagram)
(Foto: Reprodução/ Instagram)

Em outra oportunidade, um seguidor perguntou por que Matheus estava tão “acabado” e, segundo a influenciadora, o marido ainda não se recuperou completamente. “Não está fácil para ele ficar imaginando que ele poderia ter feito mil coisas ali na hora. Acontece que nesses momentos existe uma hierarquia e quando estão lidando com a vida de quem você ama, você simplesmente fica refém de qualquer comportamento da outra pessoa”, desabafou.

“Eu acho que ele teve a melhor atitude, nós ficamos na nossa bolha. Eu só olhava para ele e ele só olhava para mim. Parecia que estávamos protegidos em uma cúpula divina mesmo. Eu e ele, ele e eu”, finalizou.

(Foto: Reprodução/ Instagram)
(Foto: Reprodução/ Instagram)

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Em setembro, Shantal Verdelho deu à luz Domênica, sua segunda filha com Mateus Verdelho. Um tempo depois, áudios e vídeos passaram a circular na internet, nos quais a influenciadora desabafa sobre a conduta do ginecologista e obstetra Renato Kalil, responsável por conduzir o parto.

Entre as acusações feitas ao médico, que deletou seus perfis nas redes sociais diante da polêmica, está a de que ele teria revelado o sexo da criança nas redes sociais, antes que Shantal pudesse contar à própria família. A influenciadora escolheu não saber se esperava um menino ou uma menina antes do momento do parto. Ainda de acordo com o relato, Renato teria constrangido e exposto Shantal para o marido dela e também para outras pacientes.

Mateusverdelhomv 224343525 3046817272272136 8604447568383054213 N Dwyrxg5
Em áudios vazados, Shantal faz desabafo sobre parto de seu segundo filho com Mateus Verdelho. (Foto: Reprodução)

O caso teria tomado esse rumo depois que a influencer escolheu por não fazer uma episiotomia — incisão na região do períneo para facilitar a passagem do bebê, recomendada apenas em partos de risco. Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo: ‘Ah, ela ficou arregaçada, se você não fizer episotomia, você vai ficar igual’. Mais uma vez quebrando sigilo médico”, observou, em outro trecho dos áudios.

“Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito tipo: ‘Olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido’ porque ela não quis episiotomia. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido. Tem gente que não tem. Foram várias posturas dele muito ruins. Foi horrível”, lamentou.

Continua depois da Publicidade

Por fim, Verdelho diz que não consegue assistir ao vídeo do parto gravado pelo marido, pois teria sido xingada por Kalil a todo o momento. “Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo, ele (Kalil) me xinga o trabalho de parto inteiro. Fala: ‘P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, p*rra’… É muito palavrão e xingamento. Depois que vi tudo, foi horrível”, desabafou. Confira todos os detalhes do caso, clicando aqui.

Como denunciar?

Para denunciar violência obstétrica, o registro pode ser feito no próprio hospital, clínica ou maternidade onde ocorreu o atendimento. Também é possível prestar queixas pelo disque 180, disque 136 ou para 08007019656 da Agência Nacional de Saúde Suplementar sobre reclamações do atendimento do plano de saúde.