“The 355”: Após críticas, Jessica Chastain rebate polêmica escalação da espanhola Penélope Cruz para personagem colombiana: “Poderia ser agente fervorosa do Brasil” — entenda!

Polêmicas em Hollywood… Recentemente, o filme “The 355” tem dado o que falar por ter colocado uma atriz espanhola — Penélope Cruz — para representar uma mulher latino-americana na narrativa. Em resposta às críticas, Jessica Chastain, que também é produtora do longa, se manifestou sobre o caso e revelou que a proposta era que a personagem fosse brasileira. Oi?

Em um artigo opinativo divulgado ontem (7), a revista Variety fez questão de desaprovar a escalação de Penélope para o papel, lembrando que nem todas as pessoas hispânicas são latinas. “Ela foi escalada num papel que deixa claro que executivos e agentes não colocam nenhum esforço em vasculhar o mundo para achar uma escolha mais apropriada, ou até mesmo desafiadora, uma atriz realmente colombiana para interpretar Graciela”, pontuou o texto.

Apesar de espanhola, Penélope Cruz interpreta uma agente colombiana em “The 355”. (Foto: Divulgação)

Após essas questões virem à tona, Jessica explicou que sua proposta inicial nem mesmo era ter uma personagem colombiana, e sim, brasileira – o que tornaria a escolha de Cruz ainda mais questionável, pela diferença de idiomas. “Depois de conversas com nosso consultor, eu trouxe para Penélope a ideia de que ela poderia interpretar uma agente fervorosa do Brasil”, contou a atriz, em um comunicado.

Continua depois da Publicidade

Penélope, por sua vez, teve noção de que isso não seria de bom tom e foi contra a proposta. “Ela mencionou que não seria correto que ela interpretasse uma personagem do Brasil, já que a principal língua é o português”, mencionou Chastain. Então, a produtora tentou justificar a origem colombiana da personagem.

A intenção de Jessica Chastain era que a personagem de Penélope Cruz em “The 355” fosse brasileira. (Foto: Reprodução/YouTube)

“Eu percebi que a Colômbia tem uma rica herança étnica, com aproximadamente 80% da população tendo descendência europeia ou uma descendência europeia miscigenada. Nós escolhemos uma personagem que é descendente da colonização da Espanha no Novo Mundo”, acrescentou ela. “Eu entendo que nós continuamos a evoluir como pensamos em termos de crenças culturais”, completou.

Continua depois da Publicidade

No entanto, Jessica mudou o foco no texto, desconversando sobre essa questão. “Quando eu fiz esse filme, eu quis ir além do nacionalismo e entender o fio internacional em comum que une a todos nós. No fim do dia, não era importante de onde as personagens eram, mas que elas todas se reúnem para formar uma aliança para além das fronteiras”, finalizou ela.

Penélope Cruz, Jessica Chastain e Lupita Nyong’o interpretam agentes de diversas partes do mundo em “The 355”. (Foto: Reprodução/Youtube)

O artigo da Variety sugere que outras atrizes renomadas poderiam interpretar o papel da colombiana Graciela em “The 355”, como Sofia Vergara, Dascha Polanco (de “Orange is the new Black”), Martina Garcia (de “Narcos”), entre muitas outras estrelas latinas. No caso de uma personagem brasileira, também seriam inúmeras as opções. Apesar da incongruência étnica na escalação de Penélope, por outro lado, é digno de nota que o longa escalou a atriz chinesa Fan Bingbing para a produção, quebrando o paradigma de celebs hollywoodianas.

Continua depois da Publicidade

Em “The 355”, cinco agentes de serviços de inteligência de diferentes países precisam se juntar para derrotar um inimigo “invisível” que pode causar a Terceira Guerra Mundial. “Eles podem desestabilizar países inteiros apenas ao alcance de seus teclados”, explica Chastain no trailer. As cinco mulheres realmente se unem em diversas missões, que incluem desde se disfarçar em uma festa de gala, até uma luta armada no topo de um prédio. Ou seja, promessa de muita ação e adrenalina!

Assista ao trailer aqui: