Fotojet

Após mudanças no Instagram serem detonadas até pelas Kardashians, CEO da plataforma se pronuncia, mas resposta decepciona

Uma petição para “fazer o Instagram ser o Instagram de novo” viralizou e já foi assinada por quase 180 mil usuários

Pare de tentar ser o TikTok!”. Após receber várias críticas, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, se manifestou sobre as mudanças mais recentes do app. Em um vídeo publicado nesta terça-feira (26), nas redes sociais, o diretor esclareceu algumas preocupações dos usuários e rebateu os comentários e as reclamações do público. 

Uma campanha da fotógrafa Tati Bruening (@illumitati) viralizou após ser compartilhada por Kylie Jenner e Kim Kardashian nos stories do Instagram. A petição já foi assinada por quase 180 mil pessoas, e diz: “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Sinceramente, todo mundo”. Veja a publicação:

Continua depois da Publicidade

Assim, o diretor do app publicou um vídeo para explicar as mudanças mais recentes, o motivo das escolhas e perguntar a opinião do público, que não tem se mostrado muito favorável. Adam explicou que o Instagram realmente passou por muitas alterações recentemente e sabe que os usuários estão preocupados. Mas deixou claro: “Nós vamos continuar apoiando as fotos. Mas eu acredito que o Instagram se tornará, cada vez mais, voltado para o vídeo”.

Segundo Mosseri, essa decisão foi baseada no que é observado hoje no Instagram. O diretor explica que, com base no que as pessoas compartilham, curtem, consomem e comentam no aplicativo, o vídeo tem sido o destaque cada vez mais. “Vamos ter que nos inclinar para essa mudança enquanto continuamos a apoiar fotos”, afirmou. Assista ao depoimento completo:

O CEO do aplicativo também defendeu a função de “Recomendações” do app, que tem sido muito criticada pelos usuários, por aparecer em excesso no feed. Segundo Adam, a ideia das recomendações é ajudar os usuários a descobrirem perfis que eles nem sequer sabiam que existiam, baseado nos conteúdos que as pessoas já consomem. “Se você está vendo recomendações que você não tem interesse aparecerem no seu feed, isso quer dizer que nós estamos fazendo um trabalho ruim no rankeamento, e precisamos melhorar”, admitiu Mosseri.

Captura De Tela 2022 07 26 171954
Story de Kylie Jenner apoiando a petição. (Foto: Reprodução/Instagram)
Captura De Tela 2022 07 26 172015
Story de Kim Kardashian apoiando a petição. (Foto: Reprodução/Instagram)

Sobre o abaixo-assinado apoiado pelas irmãs Kardashians, nos comentários do próprio post no Twitter, o diretor do Instagram defendeu que o crescimento de fotos e vídeos dos amigos já está nos stories e no direct. Assim, o CEO afirmou que vão se esforçar para manter esses posts no topo do feed sempre que puderem. No entanto, “a melhor forma de acompanhar os conteúdos dos seus amigos seria em outras partes do Instagram”. 

Muitos usuários e pessoas públicas se manifestaram em resposta a Mosseri. Confira alguns comentários:

“Nós não queremos fazer vídeos, Adam (risos)”, disse a modelo e apresentadora Chrissy Teigen.

Captura De Tela 2022 07 26 170915
Foto: Reprodução/Twitter

“Pare de fazer tudo ser reels. Você está fazendo todos, desde jornalistas, criadores de conteúdo, CEOs, até celebridades, concordarem. Agora é um app para tudo que vocês fazem propaganda, não para os meus amigos ou pessoas que eu acho legais”, afirmou Stefan Etienne.

Captura De Tela 2022 07 26 171605
Foto: Reprodução/Twitter

“Chega. Eu amo o Instagram porque é o Instagram, não uma rede social genérica que tenta ser uma versão de qualquer coisa que adolescentes de 13 anos estão usando agora. Por favor, não perca de vista as pessoas que usam o app. Eu sei que muitas pessoas estão trabalhando muito, mas é vergonhoso”, falou Matt.

Captura De Tela 2022 07 26 171130
Foto: Reprodução/Twitter

“Por que você nunca escuta os seus usuários?”, questionou Laurie March.

Captura De Tela 2022 07 26 171149
Foto: Reprodução/Twitter