Vídeo: Cabo de teleférico no Paquistão rompe e deixa 7 crianças e um adulto presos a quase 300 m de altura; resgate acontece agora

Operação de resgate já dura mais de 12h e conseguiu salvar quatro crianças até o momento

Teleférico no Paquistão

Nesta terça-feira (22), sete crianças e um adulto ficaram presos em um teleférico, a 274 metros de altura, após uma das cordas que o sustenta arrebentar. De acordo com o g1, o grupo estava a caminho da escola, localizada na outra parte do distrito de Battagram, no Paquistão. A equipe de resgate já está no local, e salvou quatro crianças.

Conforme os profissionais, as pessoas estão presas desde as 9h no horário local (23h de segunda-feira, em Brasília), e a operação segue por mais de 12 horas. Os estudantes que se encontram dentro do teleférico têm entre 10 e 15 anos. À Reuters, o oficial Shariq Riaz Khattak relatou o quadro de um deles. “Uma criança desmaiou devido ao calor e ao medo”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

Uma tentativa de primeiro resgate foi feita por volta das 16h (8h de Brasília), mas falhou. Uma das crianças começou a ser içada por um militar a partir de um helicóptero, porém o socorrista notou os riscos que desestabilizariam a cabine e recuou. A ação é considerada “extremamente arriscada”, segundo avaliação de um funcionário do distrito de Battagram. Assista:

Além dos fortes ventos na região, a altitude da cápsula também é levada em consideração, uma vez que se aproxima da torre Eiffel ou do One Tower, prédio mais alto do Brasil, que tem 290 metros. Logo, a aproximação do helicóptero poderia desestabilizar o único fio que sustenta o meio de transporte. “Todos os esforços estão sendo feitos pelo Exército do Paquistão para resgatar as pessoas presas”, declarou Khattak.

Enquanto o grupo todo não é retirado da zona de risco, a equipe que está na aeronave conseguiu entregar mantimentos aos passageiros. “Fornecemos refeições e água para os alunos presos e estamos pensando em outras opções de resgate”, disse Sonia Shamroz, uma das coordenadoras da operação.

Primeiros resgates

Após a tentativa falha, as forças aéreas do Paquistão salvaram quatro das sete crianças que estavam presas no teleférico. As autoridades informaram que duas delas estão sob cuidados médicos, mas que a condição de saúde é boa. Até o momento, outros três alunos e o professor seguem na cabine. Assista ao momento do resgate:

Continua depois da Publicidade

Professor pede ajuda

O docente que está com as crianças dentro do teleférico, identificado apenas como Gulfaraz, concedeu uma entrevista ao site “Geo News”, por telefone. Ele pediu que o resgate seja feito o quanto antes, pois os alunos estão nervosos. Gulfaraz ainda reforçou as condições do tempo, que tornam a operação ainda mais complexa. “Fortes ventos estão nos atingindo”, afirmou o professor de apenas 20 anos.

Teleférico no Paquistão
Sete crianças e um professor estão presos há 12 horas em teleférico no Paquistão (Fotos: Reprodução/G1)

Problemas com meio de transporte

Um outro professor relatou os problemas com o meio de transporte na região montanhosa do norte do Paquistão. Segundo ele, cerca de 150 pessoas percorrem diariamente o mesmo trajeto para a escola, devido à falta de infraestrutura de transporte na área. Com a gravidade do caso, o primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, se pronunciou.

Inicialmente, Kakar determinou o fechamento de vários teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção. Por fim, ele expressou preocupação nas redes sociais. “Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleféricos privados e garantir que sejam seguros para operar e usar”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques