BBB22: Em papo com Linn da Quebrada, Naiara fala em “falta de coragem” de pessoas trans e revolta web; assista

A cena repercutiu na web ao longo da madrugada deste sábado (22) e internautas condenaram a atitude da sertaneja

Desde que Linn da Quebrada entrou no confinamento do ‘BBB22‘, seu gênero tem sido tópico frequente de conversa para os brothers, entre eles Naiara Azevedo. Na madrugada deste sábado (22), a sertaneja fez um comentário sobre pessoas trans, que repercutiu negativamente na web.

Em conversa com Lina, Pedro Scooby, Eslovênia e Tiago Abravanel sobre fama, a sertaneja questionou a “falta de coragem” de outras trans. “Sabe porque você chegou aqui hoje? Na minha visão?”, começou Naiara, ao que Linn respondeu: “Porque elas [trans] não tiveram visibilidade e eu tive um pouco de sorte”.

“Você acredita que existam trans – as trans que não conseguiram chegar [até aqui] como você chegou – mais talentosas que você?”, quis saber Naiara. “Eu acredito que tenham muitas [trans mais talentosas], porque se elas não tivessem talento, elas não estavam dando o nome na pista, fazendo dinheiro para bancar a noite dela na pensão… Isso é muito talento. É muito talento que elas têm”, declarou a sister paulista.

Naiara voltou a questionar a colega de confinamento. “Você acredita que tenham pessoas tão f*das quanto você, vamos colocar desta forma”, pontuou ela, antes de ser interrompida por Lina. “Só que elas não têm a possibilidade de [estar aqui]. Vão fazer outras coisas, elas não precisam estar aqui”, disse ela. “Você acha que talvez elas não tenham a possibilidade [de estar aqui] ou elas não tiveram a coragem e a persistência para fazer o que você fez?”, disparou Azevedo.

Claramente incomodada, Lina rebateu a sertaneja mais uma vez. “Se elas não tivessem coragem, elas não seriam travestis. Não estavam na pista, não estavam dando a cara a tapa, não estavam fazendo programa o c*ralho a quatro para fazer o que precisa para ter dinheiro… Coragem elas têm e muita!”, afirmou. Naiara então reforçou o mesmo discurso. “Então tira a palavra coragem e coloca persistência e determinação”, disse ela.

Continua depois da Publicidade

Lina não hesitou em corrigi-la. “Elas [mulheres trans] têm tanta persistência e determinação que estão lá, dia a dia, batendo porta, entrando e saindo, batendo portinha, levando paulada…”, completou. A artista, no entanto, não aceitou o argumento da colega de confinamento. Naiara desistiu da discussão, opinando: “É difícil falar disso com você, porque você está armada”. Assista:

Continua depois da Publicidade

Ao longo da madrugada, a cena repercutiu nas redes sociais e o discurso de Azevedo foi apontado pelos espectadores do reality show como transfóbico. O nome da sertaneja foi parar no topo dos Trending Topics do Twitter e diversos internautas condenaram a atitude da sister.

“O Brasil é o país que mais MATA pessoas trans e travestis. Imagina você ter a coragem de insistir na frente de uma travesti que elas não conseguem chegar mais longe por não terem “coragem” e “persistência”? E repara que depois de ser corrigida, mete um ‘não dá pra falar com você'”, lamentou a pedagoga Tati Nefertari.

Continua depois da Publicidade

“O discurso meritocratico é sempre esse: ‘não quis o bastante. Não tentou o bastante. Não se esforçou o suficiente’. Como que trans vai lutar contra uma estimativa de vida de pouco mais de 30 anos? Como uma pessoa trans vai conquistar algo se somos quem menos está nas universidades?”, escreveu um internauta. “Naiara é transfóbica e já passou da hora de sair”, acusou outro.

“O que não falta pra uma pessoa trans nesse Brasil é coragem e persistência… No mínimo a pessoa já luta pelo direito de viver todo dia. Se isso não é coragem, eu não sei o que é”, declarou um terceiro. “Se tem uma coisa que não falta nas travestis é coragem, a gente sai de queixo erguido mesmo sabendo que vão errar nosso pronome, vão nos olhar como se fôssemos de outro mundo, vão sempre nos negar o básico.. Tem que ter coragem pra viver com toda essa represália e ainda assim viver”, apontou a dona do perfil @iamxuxumc. Confira reações:

Continua depois da Publicidade