Fotojet (13)

BBB22: Web aponta ‘gaslighting’ de Arthur Aguiar durante jogo da discórdia: “Perturbador”; Leo Picon cutuca Maíra Cardi

Parte dos internautas acredita que Arthur venha praticando forma de abuso psicológico dentro do reality

O jogo da discórdia dessa segunda-feira (21), no “BBB 22“, gerou debates sérios na internet. Para parte do público, Arthur Aguiar teria praticado “gaslighting” contra Laís Caldas. O termo em inglês descreve uma forma de manipulação psicológica, na qual informações são invalidadas para favorecer o abusador, ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, sanidade, e de seus sentimentos.

A médica, inclusive, deixou claro que se sente diminuída pelo ator, a quem apontou como sendo o mais arrogante da casa, durante a dinâmica. “Toda vez que estou tentando falar, você me interrompe. Você sempre fala que eu fico criando coisas que não existem, que eu não sei do que estou falando, que dou show… Eu te acho arrogante por isso. Só você está certo, só você sabe falar, você não interpreta nada errado. Você só me diminui o tempo inteiro. É o que eu sinto”, declarou.

Não demorou para que o termo “gaslighting”, assim como a palavra “abusador”, fossem parar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Muitos internautas disseram se sentir incomodados ao ver a forma como Arthur conduz suas conversas com as mulheres da casa, principalmente Laís, quando estas se opõe a ele. “Perturbadoras as falas do Arthur. Gaslighting total. Manterrupting (interrupção desnecessária de uma mulher por um homem). Que gatilho horroroso”, escreveu a ex-BBB Ana Paula Renault.

Leo Picon também comentou o assunto. “Colocaram gaslighting nos trending topics… a advogada, a Maíra Cardi essas horas tá como? Desculpa, não poderia perder essa piada”, ironizou o influenciador, relembrando um desentendimento que teve com a empresária enquanto Jade Picon estava no reality. De acordo com Maíra, a equipe responsável pelas redes da participante teria cometido um crime após fazer acusações contra Arthur.

Já a equipe de Laís optou por trazer a definição do termo. “O ‘gaslighting’ é uma forma de abuso psicológico onde informações são distorcidas, seletivamente omitidas ou inventadas fazendo a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade“, escreveu a conta no Twitter.

“Até quando o Brasil vai se deixar ser enganado por um um discurso arrogante, prepotente e machista? E tem gente chamando isso de boa argumentação e oratória impecável. Pelo amor de Deus, aprendam a reconhecer uma farsa!”, disparou outro perfil. “É extremamente perturbador pra uma mulher assistir ao Arthur”, declarou mais uma telespectadora. Outra internauta resgatou um vídeo em que Jade Picon admitia duvidar das próprias palavras ao discutir com Aguiar.

Por outro lado, há também muitas pessoas que saíram em defesa do ator. “Abusivo é o massacre que o Arthur sofre toda a semana, porque os outros já sentiram o favoritismo dele e estão desesperados. Laís inventa coisas sim”, disse uma fã do programa, revisitando o vídeo de um momento em que Laís teria levantado falsas especulações sobre Aguiar.Seria gaslighting se a Laís tivesse razão, mas ela não tem”, pontuou outra.

“Laís tem um comportamento agressivo e abusivo desde o começo por nada. Arthur quieto! Tudo tem limite e hoje, depois de 2 meses, estão o acusando de gaslighting! Oi? O que vocês estão vendo ali é um cara de saco cheio dessa mulher que já falou ao vivo ‘se você for homem…’, entre outras coisas”, opinou uma terceira. Veja mais reações