“Jornal da Globo” comete erro básico de português em gráfico e deixa internautas sem acreditar: “Que coisa mais feia”; Emissora tenta corrigir problema no Globoplay — confira!

Ops! Na madrugada da última quarta-feira (16), o “Jornal da Globo” virou assunto nas redes sociais após exibir um erro ortográfico. Enquanto a âncora, Renata Lo Prete, exibia os últimos dados da Covid-19 no Brasil, um gráfico expôs de forma incorreta a palavra “transmissão”. Após o deslize, a TV Globo corrigiu o assunto no Globoplay… mas a situação não passou despercebida.

Durante o telejornal, a jornalista estava apresentando os últimos dados da taxa de transmissão do coronavírus no Brasil. Entretanto, ao invés de “transmissão”, a arte veiculada exibiu a palavra “transmição” – escrita de forma incorreta, com o “ç”. A assessoria de imprensa da Globo confirmou o erro ao site Notícias da TV. “Houve um erro de grafia no título do gráfico, que já foi corrigido na versão da matéria disponível no Globoplay”, disse em seu comunicado.

O caso, é claro, não demorou até repercutir pela web. Dá uma olhada:

Continua depois da Publicidade

Foram vários os espectadores que se deram conta do deslize no português, reagindo à cena pelas redes sociais. “Meteram um TRANSMIÇÃO na Globo agora. Nem f*dendo”, surpreendeu-se um perfil do Twitter. “Aí! Que coisa mais feia, dona Globo! TRANSMIÇÃO?”, escreveu um usuário. Houve até os que tiraram sarro da cena: “Erro ortográfico no Jornal da Globo pode indicar retorno de [Abraham] Weintraub ao Brasil”. Confira:

Continua depois da Publicidade

De acordo com alguns espectadores, Renata teria acertado a situação mais adiante no noticiário, fazendo menção ao erro ortográfico. “No ‘Jornal da Globo’, a Renata Lo Prete corrigiu no bloco seguinte. Mas o correto é investir para que esse tipo de erro não aconteça. E é aí que mora o problema”, avaliou um internauta. Olha só:

Correção do erro

Ao final da edição, o “Jornal da Globo” foi disponibilizado na íntegra na Globoplay, como de costume. Entretanto, o trecho com o erro de português não apareceu mais. Ao invés disso, a produção do jornal inseriu uma nova imagem com o gráfico, tirando-o do telão, passando para uma inserção na tela. Além disso, o trecho em que Renata Lo Prete teria falado sobre o assunto também foi cortado. Confira o resultado final:

Ao invés das telas com o “transmição”, o Jornal da Globo apresentou uma nova versão do gráfico na edição do jornal no Globoplay. (Foto: Reprodução/TV Globo)

É claro que o ato também não passou despercebido dos olhos atentos da Internet – que se apropriou do momento para criar suas novas versões do dado:

Continua depois da Publicidade