Gravida De Taubate

Grávida de Taubaté: 10 anos depois, o que aconteceu com a mulher que surpreendeu o Brasil

Após comover brasileiros com sua “gravidez” em janeiro de 2012, a pedagoga encarou uma série de problemas

10 anos atrás, nascia um dos memes brasileiros mais memoráveis de todos: a grávida de Taubaté. Foi na manhã do dia 11 de janeiro de 2012 que Maria Verônica Santos esteve no “Hoje em Dia”. Na ocasião, ela relatou sua história surpreendente – a gravidez das quadrigêmeas Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória. A farsa durou pouco… ao contrário do meme, que já foi eternizado!

A “supermãe”, como ficou conhecida, comoveu o Brasil com a gestação raríssima – que só aconteceria uma vez em 15 milhões. Ela e o marido, Kléber Eduardo Melo, foram parar em rede nacional, relatando como teriam dificuldades financeiras com o aumento da família. Mas isso não era problema… Na atração da Record TV, eles foram agraciados com muitas doações de móveis, fraldas, enxoval, e até um quarto mobiliado. Edu Guedes caiu no choro. Presentão para as meninas, né? O que ninguém esperava era a perspicácia de Chris Flores.

Continua depois da Publicidade

A jornalista falou com a Verônica, mas sentiu um cheirinho de mutreta… Afinal, uma barriga de 1,82 metro?! Foi então que ela pediu que um repórter investigasse o caso. Dito e feito! Dias depois, uma reportagem do “Domingo Espetacular” desmascarou a mentira da grávida de Taubaté, mostrando que tudo não passava de uma barriga falsa e um sonho. O advogado da pedagoga, Enilson de Castro, assumiu a farsa na madrugada do dia 20 de janeiro e entregou tudo.

Mas o que aconteceu depois de tudo isso? O hugogloss.com te conta tudinho!

Processos judiciais

O início do sonho de Maria Verônica… deu tudo errado. Não demorou até que o caso da grávida de Taubaté trocasse a fama, pelas páginas policiais. A pedagoga teve de prestar depoimento e foi processada por uma administradora de empresas de Santa Catarina. Ela e o marido tiveram de pagar uma indenização de R$ 4 mil para a verdadeira dona do ultrassom de quadrigêmeos, que havia sido usado para alimentar a farsa. Os dois também foram processados pelo crime de estelionato, mas a ação foi encerrada pela Justiça quase três anos depois.

Continua depois da Publicidade

Vida pacata e discreta em Taubaté

Por mais que muitos pensem o contrário, Maria Verônica e o marido seguiram a vida em Taubaté (SP). Depois de se tornarem celebridades quase dignas de elenco de reality, o casal passou a levar uma rotina discreta. Nas redes sociais, nenhum dos dois tem perfis que expõem suas identidades de bandeja. A falsa grávida até abriu uma loja de artigos religiosos na cidade, mas o estabelecimento não foi para frente. Em 2020, o jornalista Chico Felitti se aproximou do novo cotidiano da estrela de Taubaté num episódio do “Além do Meme”.

Mitomania

Nesta terça-feira (11), no aniversário do meme, o advogado da grávida de Taubaté voltou a falar sobre o caso. Ele contou ao G1 que Maria Verônica foi diagnosticada com pseudologia fantástica, mais conhecida como mitomania – aquele transtorno que faz com que pessoas mintam compulsivamente sobre qualquer assunto.

Marido ataca equipe de reportagem

Já em 2021, o programa “Vem pra Cá” foi até a casa de Maria Verônica e Kléber. Mas a recepção passou longe de ser calorosa… Enquanto tentavam contatar o casal pessoalmente, a equipe do SBT foi agredida pelo homem que seria o marido da “grávida”, que deu um tapão em uma das câmeras. E, até hoje, eles seguem fugindo de entrevistas…

Acerto de contas com Chris Flores

Por mais que Chris Flores tenha acabado com a fic das quadrigêmeas fakes, a apresentadora revelou ao Flow Podcast que já se acertou com Maria Verônica, através de uma pessoa que tem contato com a estrela do meme. “Eu não falei com ela diretamente, falei via essa pessoa. Mandei recado e ela mandou recado. Ela falou que tudo bem entre a gente. É uma relação meio de amor e ódio comigo. […] Ela disse que entende o que aconteceu, que na verdade eu fui a única pessoa que teve coragem de falar na cara dela o que todo mundo estava achando. Então, eu tinha um mérito por isso, ela me respeitava por isso”, contou a jornalista.

Continua depois da Publicidade

“No fundo, eu tenho dó, sinto pena, porque tenho certeza que alguma coisa aconteceu pra ela fazer isso. Sinto muita culpa também, me senti culpada de ter participado disso de alguma maneira, mas já pedi perdão, ela também e tá tudo bem. Sou louca pra encontrá-la”, pontuou Flores, que mencionou que tinha planos de rever a pedagoga. “Estamos estudando um momento de reencontro. Pra gente sentar, se ver, conversar”, disse ela. Assista:

E dez anos depois, a maior fanfic brasileira virou história! Além de virar meme, fantasia de Carnaval, produtinhos e nome de podcast, a grávida até mesmo cunhou uma expressão no vocabulário para chamar de sua: o sufixo “de Taubaté” – usado para falar quando algo é falso, ou de mentira. Podem chamar de tudo, menos de irrelevante!

Nessa data tão especial para a cultura dos memes, é claro que a web também foi à loucura, né? Mas não podia ser diferente… Feliz aniversário, Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória! Veja algumas reações hilárias dos internautas:

Continua depois da Publicidade