WhatsApp deixa de funcionar em mais de 40 modelos de smartphones nesta segunda; confira a lista

Em 8 de setembro, o Facebook (agora ‘Meta’), anunciou que, a partir de novembro, o WhatsApp funcionaria apenas nos smartphones com sistemas operacionais iOS 10 e suas versões posteriores, bem como os aparelhos com sistema Android 4.1 Jelly Bean e atualizações que vieram em seguida. Segundo o comunicado, a empresa não dará mais suporte aos modelos inferiores a essas configurações. Já nesta segunda-feira (1º), a nova medida entrou em vigor e engloba smartphones da Apple, Samsung, LG, Huawei e Sony.

Continua depois da Publicidade

Mas podem ficar tranquilos – o aplicativo de mensagens não interromperá seu funcionamento imediatamente. A empresa pretende parar de oferecer suporte aos modelos mais antigos de forma gradativa, até que, eventualmente, usuários não possam mais trocar mensagens. Antecipando o rebote da ação, que poderá causar a migração de muitos usuários para outros aplicativos, o WhatsApp fez uma lista de recomendação dos aparelhos que serão compatíveis com a plataforma. Entre os modelos, estão inclusos celulares com sistema operacional Android 4.1 e versões subsequentes; iPhones com iOS 10 e versões posteriores e, ainda, aparelhos com KaiOS 2.5.0 e versões posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2.

Ao G1, o Whatsapp revelou que a maneira como as pessoas usam os dispositivos muda constantemente e, por isso, a revisão de modelos de hardware e software antigos é muito comum e facilita a retirada do suporte para sistemas com menos usuários. “É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, disseram os representantes do app.

A empresa de Mark Zuckerberg, que recentemente mudou seu nome de Facebook Inc. para ‘Meta’ e detém o aplicativo desde 2014, bem como o Instagram e o Facebook (a rede social), ainda emitiu um alerta aos usuários com aparelhos mais antigos. “Se você estiver usando qualquer um dos smartphones mencionados, recomendamos que faça backup de seus bate-papos antes de 1º de novembro. Você pode fazer backup dos bate-papos no Google Cloud no Android e no iCloud no iOS. Posteriormente, pode restaurar mensagens e mídia enquanto configura o WhatsApp em um novo dispositivo”, recomendou.

Continua depois da Publicidade

É possível que alguns celulares tenham sido atualizados para uma versão mais recente – neste caso, recomenda-se verificar se há alguma versão do app de mensagens disponível para download. Abaixo, você confere a lista completa de aparelhos que serão incompatíveis com o WhatsApp a partir de hoje (1º):

Apple
iPhone SE (1ª geração)
iPhone 6S
iPhone 6S Plus

Samsung
Samsung Galaxy Trend Lite
Galaxy Trend II
Galaxy SII
Galaxy S3 mini
Galaxy Xcover 2
Galaxy Core
Galaxy Ace 2

Continua depois da Publicidade

LG
LG Lucid 2
LG Optimus F7
LG Optimus F5
LG Optimus L3 II Dual
LG Optimus F5
LG Optimus L5
LG Optimus L5 II
LG Optimus L5 Dual
LG Optimus L3 II
LG Optimus L7
LG Optimus L7 II Dual
LG Optimus L7 II
LG Optimus F6
LG Enact
LG Optimus L4 II Dual
LG Optimus F3
LG Optimus L4 II
LG Optimus L2 II
LG Optimus Nitro HD
LG 4X HD
LG Optimus F3Q

Continua depois da Publicidade

ZTE
ZTE Grand S Flex
ZTE V956
ZTE Grand X Quad V987
ZTE Grand Memo

Huawei
Huawei Ascend G740
Ascend Mate
Ascend D Quad XL
Ascend D1 Quad XL
Ascend P1 S
Ascend D2

Sony
Xperia Miro
Sony Xperia Neo L
Xperia Arc S

Continua depois da Publicidade

Novas funções no app

Esta não foi a única novidade anunciada pela plataforma este ano! Em agosto, o WhatsApp revelou que em breve, as pessoas poderão enviar mensagens com visualização única, que são apagadas automaticamente depois de serem vistas. Além disso, os usuários do app também podem enviar fotos e vídeos para serem visualizados apenas uma vez pelo receptor.

Usar a versão web do WhatsApp também ficará mais fácil! A plataforma de mensagens anunciou que está realizando testes para alterar o funcionamento da ferramenta em sua versão web – com a atualização, usuários poderão utilizar o aplicativo diretamente no computador, sem depender do celular.

Os representantes do app afirmaram que o novo mecanismo ainda está em fase de testes, durante os quais a plataforma de bate-papo usará um sistema para sincronizar as mensagens do celular e de outros aparelhos conectados. No momento, a versão beta da novidade é restrita apenas a um pequeno grupo de usuários, espalhados ao redor do mundo.